'A banda Calcinha Preta conta minha história de vida em canção', diz superfã que comemora a vinda do grupo para a abertura da 54ª Expofeira do Amapá
Em meio à empolgação geral, 'Francisco Calcinheiro', de 40 anos, é presidente do fã-clube da banda em Macapá, que conta com 32 membros ativos.
Colaboração de Giovanna Moramay Lins

A população já se prepara para curtir as atrações gratuitas da 54ª Expofeira do Amapá, que inicia neste sábado, 30, ao som do forró eletrônico das bandas nordestinas Calcinha Preta e Limão com Mel, no Parque de Exposições da Fazendinha. Em meio à empolgação geral, os superfãs se destacam pela felicidade de ver um show do seu artista favorito, de forma totalmente gratuita e sem precisar viajar para fora do estado.
É o caso de Francisco Gomes, autônomo de 40 anos, cujo amor pela banda Calcinha Preta é tão grande que ficou conhecido como “Francisco Calcinheiro” entre os amigos. Fã apaixonado da banda de forró há 27 anos, ele é presidente do Fã-Clube da banda em Macapá, que conta atualmente com 32 membros ativos.
“Como Fã-Clube, nós já sabíamos que tinha chances de uma vinda para Macapá, mas não sabíamos que seria para a abertura da Expofeira. Quando foi divulgado, vibramos de alegria. Agora com a proximidade do show estamos ansiosos”, declarou Gomes.

Para cada fã, se divertir é sinônimo de buscar estar perto dos ídolos, mas para algumas pessoas, o sentimento é especial e torna o momento inesquecível e é levado para toda a vida. “Para mim, o Calcinha Preta canta minha história de vida em canção. A música deles é Atemporal é a preferida e me emociona”, compartilhou Francisco.
O Fã-Clube Calcinha Preta Macapá já se organiza para receber a banda no aeroporto e garantir a tão desejada grade em frente ao palco. A banda abre a programação dos grandes shows nacionais da 54ª Expofeira do Amapá e estará na Arena Rio Amazonas, a partir das 0h. Completando e fechando em grande estilo a primeira noite, a Banda Limão com Mel, estará no palco a partir das 2h da madrugada, já do dia 31.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!