Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULINÁRIA NA EXPOFEIRA

Grandes marcas e empreendedores exaltam gastronomia local na 54ª Expofeira do Amapá a partir deste sábado, 30

A diversidade gastronômica tem se tornado uma das marcas registradas do maior evento de negócios sustentáveis da Amazônia.

Por Redação Expofeira
30/08/2025 15h30
Empresária Luciana Andrade já está preparada para participar da 54º Expofeira do Amapá

A 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios da Amazônia, promete ser também um banquete de sabores. Hamburguerias, pizzarias, restaurantes de comidas típicas, churrascarias, docerias e empreendedores do ramo alimentício estarão reunidos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, para oferecer ao público uma experiência gastronômica diversificada, que vai da culinária regional a opções internacionais.

Entre os destaques, está o Mr. Mix Milk-Shake, que já conquistou o público amapaense com sabores extraordinários. A empresária Luciana Andrade conta que a expectativa para o evento, retomado em 2023 pela atual gestão do Governo do Estado, é positiva e que tudo está sendo preparado com zelo para receber os visitantes.

“Estamos organizando tudo com muito cuidado, porque a Expofeira fortalece a marca e valoriza o empreendedor local. Este é o nosso segundo ano e, mesmo com a alta dos custos, não alteramos os preços. Nossos clientes merecem isso”, destacou Luciana.

Outra novidade da edição é a participação do Restaurante Maniva, comandado pelo casal de empresários Kaio Nere e Thaissa Maciel. Pela primeira vez no evento, eles apostam na gastronomia típica como diferencial.

“Nosso carro-chefe é a paella tucuju, prato que traduz a identidade da nossa culinária. A Expofeira é o maior evento do ano para os empresários e fizemos questão de estar presentes. Estamos confiantes de que será uma oportunidade de fortalecer nossa marca e expandir nossos negócios”, afirmou o casal.

Casal de empresários Kaio Nere e Thaissa Maciel em seu primeiro ano de exposição

Espaço também para o empreendedorismo informal

Além das grandes marcas, a feira é também vitrine para o empreendedorismo informal, que há décadas encontra na Expofeira uma chance de gerar renda e conquistar clientes. O vendedor Ney Pacheco, figura tradicional do evento, participa desde a primeira edição.

Vendedor Ney Pacheco, participou de todas as edições .

“Isso aqui já é tradição, passa de geração para geração. Estou aqui para faturar vendendo meu salgado, água, refrigerante, suco e outros produtos. A Expofeira é sempre uma grande oportunidade para quem trabalha no ramo alimentício”, relatou Pacheco com bom humor.

Gastronomia x empreendedorismo 

Com a diversidade de sabores e modelos de negócios, a 54ª Expofeira mostra que a gastronomia é um dos setores mais pulsantes do empreendedorismo amapaense. O evento não apenas fortalece marcas já consolidadas, como também abre portas para novos empreendedores, formais e informais, que enxergam na feira a oportunidade de conquistar espaço no mercado e expandir seus negócios.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!