Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS

Fundação de Saúde Amapaense promove conscientização sobre violência contra a mulher na Unidade Estadual de Internação

Encontro destacou sinais de alerta, apoio às vítimas e prevenção da violência.

Por Redação
31/08/2025 11h00
Palestra destacou sinais de alerta, apoio às vítimas e prevenção da violência

A Unidade Estadual de Internação (UEI), gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, realizou na sexta-feira, 29, uma palestra dentro da campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.

O evento foi conduzido pela Tenente Coronel Ariadiny Meneses dos Santos, gerente do Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher do Corpo de Bombeiros do Amapá. A ação, promovida pela Comissão de Humanização da UEI, teve como objetivo conscientizar colaboradores e pacientes sobre os sinais de violência, a importância da denúncia e o fortalecimento da rede de apoio.

“Tivemos a oportunidade de participar de uma palestra voltada para essa temática. O movimento busca conscientizar, orientar e fortalecer a rede de apoio, para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante dessa realidade. Foi um momento enriquecedor, de muito aprendizado e reflexão, que envolveu nossos colaboradores e pacientes. Durante o encontro, conhecemos melhor o suporte oferecido pela rede de proteção existente no Estado e discutimos a importância da denúncia como instrumento de cuidado e proteção”, destacou Marta Launé, responsável técnica, psicóloga e vice-presidente da Comissão de Humanização.

Durante a palestra, foram abordados temas como violência doméstica, assédio moral e sexual, além de estratégias de prevenção e acolhimento.

Entre os pontos discutidos:

  • Identificar sinais de alerta;
  • Oferecer apoio e um ambiente seguro;
  • Educar sobre respeito e igualdade.
Durante a palestra, foram abordados temas como violência doméstica, assédio moral e sexual

A tenente Ariadiny reforçou: “Se você ou alguém que conhece está passando por uma situação de violência, procure ajuda pelo 180. Para emergências, ligue 190.”

A ação de conscientização realizada pela Fundação de Saúde está inserida no contexto da Operação Shamar, uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada ao combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. No Amapá, a operação foi lançada em 1º de agosto, durante a campanha "Amapá por Todas Elas", e tem como objetivo promover a conscientização e a prevenção à violência contra a mulher.

Além de ações repressivas e preventivas em todo o estado, a Operação Shamar promove palestras educativas, como a ministrada pela tenente-coronel Ariadiny na Unidade de Internação Especializada, que abordou temas como violência institucional, assédio moral e sexual.

Resultados recentes da Operação Shamar:

  • Mais de 20 mandados de prisão preventiva cumpridos;
  • 151 boletins de ocorrência registrados;
  • 72 medidas protetivas solicitadas e 115 fiscalizadas.
Campanha Agosto Lilás voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde