Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARTICIPAÇÃO SOLIDÁRIA

'Pesque e Troque': Governo do Estado prepara programação de pesca com torneio e arrecadação de alimentos na 54ª Expofeira do Amapá

As atividades são coordenadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e iniciam no domingo, 31, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Redação Expofeira
30/08/2025 17h00

Colaboração de Rayssa Lima

As atividades no espaço iniciam no domingo, 30, com entrada controlada

O Governo do Estado prepara diversas atividades dentro da ação “Pesque e Troque”, dentro da programação da 54ª Expofeira do Amapá, que ocorre a partir deste sábado, 30, até 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Durante o evento, haverá exercícios recreativos envolvendo a aquicultura com conscientização social, pescaria, palestras e torneio de pesca esportiva.

As atividades são coordenadas pela Secretaria De Pesca e Aquicultura (Sepaq) e iniciam no domingo, 31, com o torneio de pesca, que contará com premiações em categorias distintas. Neste mesmo dia, haverá pela tarde o início do "Pesque e Troque", que consiste em trocar dois quilos de alimentos, específicos arroz ou feijão, pela oportunidade de pescar até dois peixes por pessoa. Em todos os dias o horário de funcionamento será das 8h30 às 17h. Todo o volume de alimentos arrecadados serão destinados para instituições de socioassistenciais do estado.

Para participar, o público deve doar dois quilos de alimento não perecível, especificamente arroz e feijão

Outra programação que será realizada durante a 54ª Expofeira é o clico de palestras técnicas voltadas para o setor da aquicultura, que ocorre na carreta do Sebrae/AP. Dentre as apresentações que estarão no ciclo de capacitações haverá os temas “Do viveiro ao mercado: técnicas para cultivar camarões de água doce” e “Tanques elevados em geomembrana: viabilidade econômica e riscos operacionais”.

Coordenadora de Aquicultura da Sepaq, Euleny Pereira

“O evento não apenas visibiliza a cadeia produtiva, mas também oferece ao público uma experiência educativa, divertida e socialmente sustentável. A partir da estruturação adequada do tanque, passando por informações importantes sobre manejo sustentável, até a responsabilidade social expressa na troca de alimentos por pescaria”, destacou a coordenadora de Aquicultura da Sepaq, Euleny Pereira.

Sexta Elas Pescam

A programa inclui ainda, em 5 de setembro, o “Sexta Elas Pescam”, momento dedicado à participação de mulheres. O evento será realizado das 8h às 17h e as inscrições serão feitas a partir da doação de um pacote de absorventes e mais um item de higiene pessoal. Neste caso, as doações serão direcionadas para a Instituição Lar Betânia, que acolhe mulheres em vulnerabilidade social.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Pesca