Governo do Amapá realiza encontro sobre o enfrentamento da violência contra a mulher em Laranjal do Jari
Campanha visa orientar e engajar a população no combate à violência doméstica e de gênero.

Em continuidade as ações da campanha “Amapá Por Todas Elas”, o Governo do Estado promoveu uma palestra no município de Laranjal do Jari, sobre a importância do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Voltada as mulheres atendidas no Centro de Referência à Mulher (Cram) do Sul do Estado, a palestra ocorrida na quinta-feira 28, foi ministrada pelos monitores da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) que integram o Programa Novo Amapá Jovem.
A ação é coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM) e integra a campanha “Amapá por Todas Elas”, que no mês de agosto realiza diversas mobilizações de conscientização, atendimentos humanizados e atividades educativas em diferentes municípios, reforçando o compromisso da gestão no combate à violência contra a mulher.
A coordenadora do Cram Laranjal, Marília Moura, destacou que a palestra focou nas meninas do município, deixando claro como identificar o inicia do ciclo da violência. “Ao sofrer violência, a mulher pode enfrentar diversos traumas e doenças durante a vida, daí o objetivo da palestra que vai ajudar não apenas a identificar como combater a violência contra a mulher”, pontuou a coordenadora.
O enfrentamento da violência contra a mulher no Amapá contará com campanhas educativas e efetivas ao longo dos meses, integradas com diversos órgãos da Rede de Atendimento à Mulher (Ram).
Gabriele Borges é monitora do Programa Amapá Jovem de Laranjal do Jari. Ela disse que foram realizadas várias temáticas com as meninas que culminou com uma palestra sobre o enfrentamento contra os diversos tipos de violências.
“O tema violência contra a mulher deve ser abordado continuamente visto que os índices dessa brutalidade não param, por isso devemos sempre estar alertas quanto a esses abusos”, ponderou a monitora.

Além da violência contra a mulher, as atividades abordaram temas como os avanços da Lei Maria da Penha, a linha de atuação da rede de proteção no Amapá e reflexões complementares sobre bullying.
A coordenadora do Programa Amapá Jovem e representante da Sejuv no município, Vanessa Estefani enfatizou a importância do trabalho que vem sendo realizado com a juventude como temáticas e capacitações.
“Hoje, tratamos de diversos assuntos sobre a violência, feminicídio e diversos tipos de violência contra a mulher. Os índices de violência estão crescendo em todo o país e as nossas jovens precisam saber o que fazer e quem procurar”, disse a coordenadora.
No Amapá, uma ocorrência de violência contra a mulher é registrada a cada 1 hora e 48 minutos. Para enfrentar esses índices, a gestão adotou este ano iniciativas como a instalação do Box Lilás, onde mulheres tem atendimento imediato e humanizado por meio da central do 190, e a operação Shamar, ação nacional de cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de medidas protetivas de urgência em defesa da vida das mulheres.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!