Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

'É muito importante estarmos sendo valorizados pelo Governo do Estado', diz empreendedor selecionado para atuar na 54ª Expofeira

Iury Alejandro Lobato, de 29 anos, é um dos 300 aprovados para comercializar alimentos e bebidas na maior vitrine de negócios verdes da Amazônia.

Por Redação Expofeira
30/08/2025 13h00

Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Iury Aljrandro, bartender celebra a aprovação para trabalhar na 54ª Expofeira

Empreendedores populares têm espaço garantido para gerar renda e novos empregos na 54ª Expofeira do Amapá, a maior vitrine de negócios da Amazônia, que inicia neste sábado, 30. Ao todo, 300 trabalhadores foram selecionados para comercializar produtos e serviços em uma estrutura montada com cinco praças de alimentação e nove áreas destinadas ao empreendedorismo no Parque de Exposições da Fazendinha.

O bartender Iury Alejandro, de 29 anos, é um dos aprovados no Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Ele conta que é participante assíduo da Expofeira e que viu no evento uma oportunidade de conquistar mais independência como empreendedor autônomo.

“Comecei vindo com a minha mãe quando criança e, desde que o evento voltou, não faltei. Em 2023 comecei a atuar como bartender e, felizmente, sempre sou aprovado. É muito importante que o Governo do Estado sempre valorize os autônomos, estou muito feliz em poder trabalhar e gerar essa renda extra. Muita gente vive do empreendedorismo informal e ambulante, então esse tipo de fomento é essencial para a nossa categoria”, afirmou Lobato.

Autônomos conferem lista divulgada pela Sete

Para garantir melhores condições de trabalho a esse público, os empreendedores populares participantes da 54ª Expofeira contarão com uma estrutura organizada, incluindo uniformes com camisas, crachás e aventais. Os espaços de venda e exposição terão identificação visual e suporte logístico, contribuindo para qualificar o atendimento ao público e fortalecer a presença desses trabalhadores no evento.

Secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Marcelino Flexa

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marcelino Flexa, destaca a importância da participação dos pequenos negócios no evento.

“Lançamos a lista definitiva dos empreendedores populares, com atividades como churrasquinho, água mineral, comidas típicas, comidas na chapa, bebidas e variedades. São empreendedores essenciais para a realização da nossa Expofeira, tanto para criarmos oportunidades de emprego quanto para atender melhor os visitantes”, declarou o secretário.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá inicia nesta sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!