Governo do Estado amplia relações internacionais durante a 54ª Expofeira do Amapá
A iniciativa faz parte da política de atração de investimentos e expansão de mercados.

Para ampliar o alcance da 54ª Expofeira do Amapá e fortalecer a política de atração de investimentos, o Governo do Estado atua de forma estratégica ao articular a participação de instituições internacionais no maior evento de negócios da Amazônia. A iniciativa reforça as políticas públicas da atual gestão que tem atuado para promover desenvolvimento com foco na bioeconomia e na sustentabilidade.
A Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior acompanhará as rodadas de negócios para firmar acordos comerciais diretos, reduzir barreiras e ampliar a presença do Amapá em mercados estratégicos. A Câmara de Comércio Brasil China, Governo da Coletividade Territorial da Guiana, a Câmara de Comércio da Guiana Francesa, e o Comitê de Turismo da Guiana Francesa, são órgãos estrangeiros que já confirmaram presença na programação que ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, a partir de 30 de agosto e segue até 7 de setembro.

“Essa é uma forma de projetarmos o Amapá no cenário internacional, fomentando parcerias estratégicas e viabilizando caminhos promissores, com oportunidades de integração para que o estado esteja cada vez mais inserido no cenário internacional. Nós trabalhos para que isso reflita na melhoria da qualidade de vida da nossa população, com mais investimento local e consequentemente, mais oportunidades de negócios com o mercado externo”, secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.
Durante a programação da maior vitrine de negócios da Amazônia, haverá amplas articulações para que sejam firmadas parcerias fundamentais para a promoção da nova rota logística Amapá–China (Santana–Zhuhai), conectando cadeias produtivas do estado ao maior mercado consumidor do mundo. O Governo da Coletividade Territorial da Guiana Francesa atuará como agente parceiro que pode apoiar a desburocratização e definição de políticas para facilitar o trânsito de mercadorias e serviços, podendo se tornar assim uma porta de entrada para a União Europeia.
O Comitê de Turismo da Guiana Francesa, que é uma instituição fundamental para parcerias com os operadores de turismo, também estará presente na edição 2025 da Expofeira.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!