Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INFANTIL

Profissionais da saúde do Amapá são treinados para diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças da infância

Curso voltado a médicos e enfermeiros de Santana e Mazagão segue até sexta-feira, 29, e busca oferecer um atendimento mais qualificado às crianças que moram em áreas ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Por Karla Marques
28/08/2025 15h57
Curso da Sesa capacita 29 profissionais de saúde dos municípios de Santana e Mazagão

Médicos e enfermeiros dos municípios de Santana e Mazagão estão recebendo treinamento do Governo do Amapá para intensificar a identificação de doenças comuns na infância como infecções respiratórias, diarreia, anemia, desnutrição e outros problemas de saúde. O objetivo é oferecer um atendimento mais qualificado às crianças que moram em áreas de vulnerabilidade.

O curso "Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI Criança)" iniciou na última segunda-feira, 25, e segue até sexta-feira, 29, na Escola Estadual Militar Igarapé da Fortaleza, em Santana, reunindo 29 profissionais de saúde. A qualificação reforça a importância da vacinação, e do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, através da puericultura.

A metodologia do AIDPI propõe uma avaliação e classificação sistemática do quadro clínico da saúde infantil

De acordo com Rozilene Valadares, responsável técnica sobre Saúde da Criança da Sesa, a capacitação fortalece a assistência à saúde principalmente em regiões de difícil acesso, devido a escassez de infraestrutura hospitalar, permitindo que os profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizem e intervenções resolutivas. 

Rozilene Valadares, responsável técnica sobre Saúde da Criança da Sesa

“O curso prepara médicos e enfermeiros para reconhecer fatores de risco, sinais clínicos, realizar triagem rápida e decidir se a criança pode ser acompanhada em casa, com os pais sendo devidamente orientados, ou indicar tratamento ambulatorial, e se precisa ser encaminhada urgente ao hospital referência, com fluxos pré-estabelecidos. É uma estratégia fundamental, principalmente em comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas", destacou.

A metodologia do AIDPI propõe uma avaliação e classificação sistemática do quadro clínico da saúde infantil, integrando medidas de prevenção e atendimento clínico para os principais problemas que afetam crianças menores de cinco anos.

Claudiane Saraiva, enfermeira que atua em Mazagão

Para a enfermeira Claudiane Saraiva, que atua em Mazagão, o aprendizado vai refletir diretamente no atendimento.

 “Essas doenças são as mais comuns no nosso dia a dia. O curso amplia nosso conhecimento e nos ajuda a oferecer um cuidado mais seguro e qualificado para as crianças”, disse a enfermeira.

As orientações buscam diminuir a morbimortalidade infantil no Amapá, por meio de diagnóstico precoce, tratamento adequado e a transição segura entre os diferentes níveis de atenção à saúde. A enfermeira Regina Ferreira, da UBS Igarapé do Lago, em Santana, também reforçou a importância da capacitação, que agiliza o atendimento e pontua a melhor forma de cuidar da criança.

Regina Ferreira, enfermeira na UBS Igarapé do Lago, em Santana

 “Agora temos ferramentas para identificar melhor doenças respiratórias, problemas auditivos e sinais de desnutrição. Também valorizamos ainda mais a caderneta da criança, que não serve apenas para vacinas, mas é um instrumento de prevenção e orientação para as famílias”, explicou Regina.

 A Estratégia AIDPI, está baseada em três pilares: capacitação dos profissionais, reorganização dos serviços de saúde e orientação às famílias, conforme o Ministério da Saúde. A iniciativa integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.

A implantação e implementação dessa estratégia no estado pela Área Técnica da Saúde da Criança, que faz parte da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde, contribuirá com a redução dos indicadores da morbimortalidade infantil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde