Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO TURÍSTICO

54ª Expofeira do Amapá: setor hoteleiro registra mais de 90% de ocupação durante os nove dias de programação do Governo do Estado

O evento deve receber delegações de outros estados brasileiros e de países como China e Guiana Francesa, e fortalecer o turismo de negócios e a integração internacional.

Por Mikhael Santos
28/08/2025 09h30
Hotéis de Macapá estão totalmente ocupados, e as hospedagens na região metropolitana já beiram os 100% de lotação

A 54ª Expofeira do Amapá já demonstra sucesso antes mesmo de sua abertura oficial, neste sábado, 30. A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, movimenta a economia local, gera empregos e atrai visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior, com mais de 90% de ocupação na rede hoteleira.

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os dados são referentes aos nove dias de programação e refletem diretamente na importância do evento realizado pelo Governo do Amapá. A 54ª Expofeira deve receber delegações de outros estados brasileiros e de países como China e Guiana Francesa, fortalecendo o turismo de negócios e a integração internacional.

Secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão

“A Expofeira é uma vitrine do potencial produtivo do nosso estado, e os números mostram que o turismo de eventos é um segmento estratégico para o crescimento da economia. Temos turistas de vários estados e até de países vizinhos que vêm prestigiar a feira e movimentar nossa rede de serviços”, destaca a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amapá (ABIH-AP), Ricardo Bueno, reforçou que o evento representa um marco para o setor de hospedagem e para a economia estadual. Segundo Bueno, os hotéis da capital estão totalmente ocupados, e as hospedagens na região metropolitana já beiram os 100% de lotação.

“A 54ª Expofeira tem gerado uma movimentação econômica muito positiva no Amapá. Estamos com os hotéis lotados, o que impulsiona toda a cadeia produtiva, desde a alimentação até o turismo. É gratificante perceber esse impacto e ver que eventos desse porte estimulam investimentos no setor, garantindo que os visitantes se sintam bem acolhidos em nosso estado”, ressaltou Bueno.

O evento representa um marco para o setor de hospedagem e para a economia estadual

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Durante a 54ª Expofeira do Amapá os visitantes serão contemplados com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), para que possam oferecer informações e orientações para que aproveitem ao máximo o evento e a capital amapaense.

O CAT será um ponto estratégico de apoio ao público, com serviços que vão desde a divulgação da programação diária até indicações de passeios e locais para degustar as iguarias típicas da região. A iniciativa busca fortalecer o turismo e ampliar a experiência dos visitantes na maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo