Governador Clécio Luís celebra anúncio de rota aérea diária entre Rio de Janeiro e Macapá: 'conecta o Amapá ao turismo nacional e internacional'
Anúncio é resultado de esforço conjunto da companhia aérea e do Governo do Estado para viabilizar novas rotas que promovam a integração regional.

Os investimentos do Governo do Estado no turismo como um dos pulsos do desenvolvimento econômico seguem gerando resultados. Nesta terça-feira, 9, a companhia GOL Linhas Aéreas anunciou novas operações diárias para ligar Macapá ao Rio de Janeiro, atendendo a demandas de viagens que surgem especialmente em função das atividades de prospecção de petróleo na costa do Amapá.

“Essa conquista representa muito mais do que um novo destino: é a consolidação dos mais diversos esforços que temos empreendido para conectar o Amapá ao turismo nacional e internacional, como, por exemplo, a concessão de benefícios fiscais”, comentou o governador Clécio Luís.
As novas rotas funcionarão a partir de 1º de dezembro, todos os dias, e chegam em um contexto de grande demanda, sobretudo para a região Norte, como as atividades de exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial; a 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em Belém; e o Carnaval 2026 no Rio, onde o Amapá será destacado na Marquês de Sapucaí pela Estação Primeira de Mangueira.
Para o Governo do Estado, o anúncio evidencia a importância de uma região do Brasil com grande potencial turístico e de negócios, e que é a nova fronteira do futuro.
“Com essa rota, ampliamos as possibilidades para que o nosso povo explore outras regiões do Brasil e, ao mesmo tempo, abrimos ainda mais as portas para que o mundo venha descobrir as riquezas da nossa terra. Trata-se de um passo em conjunto que integra a Amazônia aos múltiplos Brasis, reforçando nosso papel como um estado vibrante, acolhedor e estratégico no cenário turístico”, citou Clécio Luís.
Nova rota
A GOL anunciou que estas operações regulares entre o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - RIOgaleão (GIG) e o Aeroporto Internacional de Macapá (MCP) contarão com escala em Belém do Pará.
“A GOL investe continuamente na expansão dos mercados domésticos, assim como acontece com suas rotas regionais e internacionais. A ligação de um estado como o Rio de Janeiro, com tradição e relevância na área petrolífera, ao Amapá, tão próximo à Margem Equatorial, é não apenas bem-vinda, mas também essencial para a demanda de energia que desponta no Brasil. Com voos diários, a rota Rio de Janeiro-Macapá nascerá promissora no próximo mês de novembro”, afirma Rafael Araujo, diretor executivo de Planejamento da GOL.
O voo G3 1158 deixará o RIOgaleão às 8h30, fará escala em Belém e pousará em Macapá às 13h45, todos os dias da semana. Já a volta, a partir da capital do Amapá, acontecerá diariamente às 15h10, no voo G3 1159. Depois da escala na capital paraense, aterrissará no Rio de Janeiro às 20h45. Os voos serão operados com as aeronaves Boeing 737 da GOL, com capacidade para até 186 passageiros. Os bilhetes já podem ser adquiridos no site da empresa aérea.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!