Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Governo do Estado capacita artesãos, trabalhadores manuais e empreendedores populares selecionados para a 54ª Expofeira do Amapá

Foram 359 atendidos com diversas orientações, como normas consumeristas, marketing digital, estratégias para vender mais, dicas de montagens de estandes, vigilância sanitária, trabalho infantil.

Por João Clésio
27/08/2025 09h14
A capacitação dos mais de 300 empreendedores populares aconteceu no auditório Macapá, no Sebrae Amapá

O Governo do Estado promoveu na segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, a capacitação de 359 empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais selecionados para expor e comercializar produtos e serviços na 54ª Expofeira do Amapá. A ação é obrigatória e prevista no cronograma do Edital de Chamamento Público. As orientações aconteceram na Casa do Artesão e no Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os primeiros atendidos foram 48 profissionais, entre artesãos individuais, mestres artesãos, entidades representativas do artesanato e empreendimentos da economia solidária com orientações a respeito de normas consumeristas do Código de Defesa do Consumidor feita por técnicos do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon). O Sebrae também deu dicas para os dois segmentos transformarem o atendimento numa ótima experiência para vender mais, participação em feiras e marketing digital e ainda visual merchadising e montagem de estandes.

As orientações aos artesãos e trabalhadores manuais ocorreu na Casa do Artesão

Este público vai estar de 30 de agosto a 7 de setembro, no Espaço da Economia Criativa da 1ª ExpoAmazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha. Uma das selecionadas foi a Taiane Lima, da Associação dos Artesãos Tribo das Artes Mazaganense (Asartam), de Mazagão Novo, na região Sul do Estado. A capacitação pra ela foi um momento de tirar dúvidas e compartilhar conhecimento com os demais amigos de profissão.

"Conhecimento nunca é demais e agrega muito no nosso dia a dia. Então, a gente aproveita para dizer que vamos estar na Expofeira com uma boa quantidade de peças em madeira, tecidos, argila, biojoias e ecojoias. A expectativa é realizar boas vendas", afirmou.

Artesã Taiane Lima vai estar na Expofeira no espaço destinado à Asartam

Com maior número de participantes, os mais de 300 empreendedores populares de bebidas, alimentos e outros produtos e serviços, selecionados para a 54ª Expofeira, receberam capacitação na terça-feira, 26, no auditório Macapá, no Sebrae Amapá.

Além de orientações sobre o regulamento geral do evento e demais recomendações, o segmento recebeu informações das normas consumeristas pelo Procon/AP, cuidados contra incêndio e precauções sobre segurança do Corpo Bombeiros, orientações da vigilância sanitária e trabalho infantil pela Superintendência da Vigilância Sanitária (SVS), e palestras do Sebrae Amapá sobre dicas para vender mais, participação em feiras e marketing digital, boas práticas, manipulação de alimentos e técnicas de armazenamento. 

Selecionada para vender comidas típicas, a Simone Marinho vive a expectativa de participar pela segunda vez da Expofeira. Moradora do bairro do Buritizal, na zona Sul de Macapá, ela anunciou um investimento de R$ 5 mil na compra de produtos para o preparo de alimentos como vatapá, risoto, peixes frito e outros pratos,

"Olha eu estou muito feliz por ter sido selecionada. E quem visitar o nosso boxe na Praça de Alimentação 5 não vai se arrepender. Vamos caprichar ainda mais e entregar um produto de qualidade, preço bom e atendimento de primeiro. Agradeço ao Governo do Estado por nos dar essa oportunidade de ganhar uma dinheiro extra na Expofeira", disse a empreendedora.

Simone Marinho, empreendedora popular selecionada para vender comidas típicas na 54ª Expofeira do Amapá

Este ano a estrutura montada pelo Governo do Estado para abrigar os empreendedores populares contempla 5 praças de alimentação e mais 9 espaços do empreendedor. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é responsável pela seleção, capacitação e acompanhamento dos 359 empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais dentro do Parque de Exposições da Fazendinha.

Marcelino Flexa, secretário do Trabalho e Empreendedorismo

"O planejamento feito pelo Governo do Estado para a Expofeira 2025 está sendo seguido a risca. Todos os selecionados vão estar devidamente identificados e em espaços com estrutura para que possam vender e expor seus produtos de forma organizada", informou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!