Amapá promove encontro estratégico para fortalecer a saúde pública com auditoria interna do SUS
Evento reuniu gestores municipais, estaduais e federais para reforçar a transparência, governança e eficiência na gestão dos recursos públicos.

O Governo do Amapá promoveu o 1º Seminário Estadual de Auditoria Interna do SUS. A iniciativa foca na saúde pública e sensibiliza profissionais, gestores e o controle social sobre a importância da inspeção como ferramenta de transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos. A programação ocorreu na terça-feira, 26, no auditório do Ministério Público (MP-AP).
O encontro contou com palestras e mesas-redondas sobre governança, controle interno e estratégias para implantação de auditorias nos municípios, que foram conduzidas por representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e professores universitários.

Durante a abertura, o secretário adjunto de Assistência Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rinaldo Martins, destacou que a auditoria é essencial para fortalecer a governança e a tomada de decisões dentro do SUS.
“A auditoria é fundamental para garantir que os recursos sejam utilizados de forma correta e transparente. O governador Clécio escolheu a saúde como prioridade de gestão porque 91% da população do Amapá depende do SUS, e a auditoria nos ajuda a assegurar que esses serviços cheguem com qualidade a quem precisa”, afirmou.

O seminário foi realizado por meio de cooperação técnica entre o Componente Estadual de Auditoria do SUS/Sesa, Componente Federal de Auditoria do SUS/SNA, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AP), Secretaria Municipal de Saúde de Santana (Semsa), Superintendência do Ministério da Saúde e CGU-AP. O evento consolida o Amapá no movimento nacional pela transparência e eficiência do SUS.

A presidente do Cosems/AP, Lilian Abreu, ressaltou a relevância do evento para os municípios, que podem atuar de forma integrada, com rede de apoio e canais de diálogos permanente.
“A auditoria é uma obrigação legal e estratégica para melhorar a gestão da saúde. Este seminário capacita técnicos e gestores para implantarem mecanismos de auditoria que aumentem a transparência e fortaleçam a confiança da população nos serviços públicos”, pontuou.
O professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Alexandre Gomes Galindo, palestrou sobre a “Governança e o papel dos atores sociais para gestão pública”. Em seguida, o auditor da Controladoria Geral da União, José Iran Ataíde dos Santos, abordou o tema “Controle interno e o papel da CGU”.

A superintendente do Ministério da Saúde no Amapá, Paula Carrera, reforçou que a auditoria deve ser vista como aliada dos gestores.
“A auditoria não é um instrumento de ameaça, mas de proteção. Ela garante que os recursos sejam aplicados corretamente e evita situações de punição, promovendo transparência e segurança para os gestores e para a população”, explicou Paula.
Já a sanitarista Ângela Cristina Maia, representante da Coordenação Geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, destacou o caráter educativo do encontro e o alinhamento do estado às boas práticas nacionais de governança em saúde.
A programação incluiu ainda painéis dedicados ao papel da auditoria interna no SUS como ferramenta de apoio à governança, com palestra do representante do Denasus do Distrito Federal, Justianiano Neto. Em seguida, a auditora do departamento no Amapá, Andrea Gomes, apresentou estratégias de “como implantar um componente de auditoria interna do SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!