Amapá sedia pela primeira vez Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais, com apoio do Governo do Estado
Evento reúne 700 estudantes-atletas em 11 modalidades olímpicas e paralímpicas até o dia 29 de agosto.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), em parceria com o Governo do Estado, celebra um marco histórico para o esporte e a educação da região. Após 21 anos de realização, o estado sedia pela primeira vez os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) da Região Norte, que seguem até o dia 29 de agosto, em Macapá. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira, 25, no Ginásio Avertino Ramos.
O principal objetivo do evento é incentivar a prática esportiva no ambiente educacional, promovendo valores como saúde, cidadania, ética e espírito de equipe. Além de contribuir para o desenvolvimento de talentos esportivos, o evento fortalece o papel do esporte como ferramenta pedagógica e de transformação social.

O governador do Amapá, Clécio Luís, ressaltou a importância de o Estado sediar o evento e destacou o papel do esporte como ferramenta de integração.

“O palco, a quadra e as arenas são destes atletas. O nosso papel enquanto Governo é dar todo apoio para que os jogos aconteçam da melhor maneira possível. É uma conquistas dos institutos federais e o Governo tem a maior honra em apoiar e fazer com que essas trocas sejam produtivas. É o esporte sendo um canal de aproximação entre todos os institutos federais e sendo uma prática pedagógica importante e, por isso, tem todo o nosso apoio”, afirmou o governador Clécio Luís.
A competição contempla onze modalidades olímpicas: atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. As modalidades de natação e atletismo também terão disputas paralímpicas.
O reitor do Ifap, Romaro Silva, ressaltou a satisfação em receber as delegações e destacou a importância da parceria entre educação e esporte.

“Estamos imensamente felizes em receber, aqui no nosso estado, as delegações dos Institutos Federais do Norte. Este evento mostra a força do esporte na nossa região e reafirma o papel da educação em transformar vidas. Quero agradecer a todos os servidores e parceiros que se dedicaram para que os jogos fossem realizados com sucesso”, disse.
O paratleta Alexandro Oliveira, de 22 anos, estará representando o Amapá na competição e já está com grandes expectativas para as competições.
“É muito privilégio estar aqui, porque eu sempre procuro dar o meu máximo e representar muito bem o nosso estado. Eu faço as provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e disco. Minhas expectativas são as melhores possíveis para trazer o melhor resultado”, ressaltou Oliveira.

Serão cerca de 700 estudantes-atletas e 300 servidores das instituições participantes envolvidas nas atividades. Participam do evento as delegações dos Institutos Federais do Acre (Ifac), Amapá (Ifap), Amazonas (Ifam), Pará (IFPA), Rondônia (Ifro), Roraima (IFRR) e Tocantins (IFTO).
Pela primeira vez em Macapá, o estudante-atleta Ruan Moraes, de 19 anos, estará representando o Instituto Federal do Acre, na modalidade basquete. Segundo ele, é a última participação nos Jogos e pretende ter um bom resultado.
“É a primeira vez que estou em Macapá e está sendo muito bom. Estou com uma expectativa muito boa, pois é a minha última participação na competição e vim para dar um bom resultado, se Deus quiser”, afirmou.

As competições ocorrerão em arenas esportivas de Macapá e Santana, como o Ginásio Avertino Ramos, Ginásio do Ifap, Pista de atletismo da Unifap, Centro Didático Adamor Picanço, Estádio Augusto Antunes e a piscina olímpica do Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues.

A secretária do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, destacou o papel do evento no desenvolvimento da juventude.
“Estamos muito felizes em receber os Jogos no Amapá. É um momento de integração e de valorização dos nossos jovens. Estamos investindo para que este evento seja lembrado como um marco na vida desses jovens e no fortalecimento do esporte educacional no nosso estado", afirmou Cibely.
O Governo do Amapá realizou um investimento de R$1,5 milhões, com articulação do senador Davi Alcolumbre. A iniciativa fortalece a infraestrutura do evento e demonstra a prioridade do Estado na promoção da inclusão social e do fortalecimento da cidadania por meio do esporte.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!