Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Estado apresenta Plano de Segurança para 54ª Expofeira do Amapá com reforço de 35% no efetivo e parcerias inéditas

Este ano, pela primeira vez, a Polícia Federal integra o planejamento estratégico da Sejusp, que também conta com videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e trabalho de inteligência.

Por Marcelle Corrêa
25/08/2025 17h18
Esquema operacional envolve aumento de efetivo na segurança de 35%

O governador Clécio Luís apresentou nesta segunda-feira, 25, o Plano de Ações das Forças de Segurança que garantirão a tranquilidade dos visitantes nos nove dias da 54ª Expofeira do Amapá, que começa neste sábado, 30, no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá.

Para este ano, o planejamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) contará com aumento de 35% no efetivo em relação a 2024, reunindo mais de 500 agentes em atuação diária durante os dias de feira. A operação abrange o interior e entorno do Parque de Exposições, a Rodovia Josmar Chaves Pinto e o Igarapé da Fortaleza, com ações de prevenção, integração e reforço no policiamento. 

Mais uma vez, o Centro Integrado de Comando e Controle da Expofeira será um dos destaques e está equipado com inteligência artificial, 40 câmeras, entre as de longo alcance e as câmeras fixas, controle de tornozeleiras eletrônicas e integração direta com as equipes em campo.

Governador Clécio Luís apresenta o plano estratégico da Segurança Pública para a 54ª Expofeira do Amapá

‘Será mais uma edição de muita paz e sem ocorrências graves’, garante governador Clécio Luís ao apresentar plano de segurança da 54ª Expofeira

“A ideia é oferecer um serviço de segurança amplo e eficiente, garantindo uma pronta resposta caso haja qualquer intercorrência, embora a expectativa seja de um evento totalmente pacífico. O policiamento ordinário segue normalmente em todos os municípios, sem comprometer o dia a dia da população. Aqui, o que se monta é uma estrutura extra, reforçada, com escalas remuneradas para os policiais que estarão atuando no parque de exposições", reforçou Clécio Luís, governador do Amapá.

Entre as novidades deste ano, estão a parceria inédita com a Polícia Federal, o aumento do efetivo e a integração com a Operação Shamar, que contará com espaço exclusivo para acolhimento de possíveis vítimas mulheres de violência durante o evento. 

O plano inclui ainda a utilização de mais de 40 viaturas, do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), que este ano está autorizado a realizar voos noturnos e equipado com o "farol de busca", equipamento essencial para salvar pessoas em diversos cenários. Com esse recurso, o GTA será um reforço a mais para ajudar a transportar eventuais vítimas que precisem ser levadas ao Hospital de Emergência, por exemplo.

Haverá ainda o uso tático de drones para garantir a tranquilidade e a segurança de todos os visitantes. As ações também acontecerão nas modalidades de policiamento aéreo, a pé e veicular, velado, além de atividades periciais, de socorro e resgate.

Todo o processamento de informações será feito no Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, montado dentro do Parque de Exposições da Fazendinha. Os equipamentos atuam com informações em tempo real que serão repassadas aos agentes de segurança sobre possíveis infratores, foragidos da Justiça e apenados que usam tornozeleira eletrônica em horário fora do estabelecido pela Lei.

Todo o planejamento operacional foi apresentado à imprensa nesta segunda-feira, 25

Novidades

O efetivo dos agentes público do estado ganharam reforço com a participação inédita da Polícia Federal dentro do planejamento e também com ações da Operação Shamar, que visa combater e prevenir todo e qualquer tipo de violência contra mulheres e meninas.

"O monitoramento da Expofeira será intensificado com o uso de mais de 15 drones por dia. A ação faz parte de um curso de capacitação de agentes de segurança pública, que terão a atividade prática realizada durante o evento. Entre as novidades, haverá uma 'Sala Lilás' de acolhimento da Operação Shamar, voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a pauta de combate à violência contra a mulher. Outro destaque é a atuação da Polícia Federal, que atenderá a um pedido de apoio e disponibilizará câmeras de reconhecimento facial", evidenciou Daniel Marsili, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública.

Delegado Daniel Marsili, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública

Serviços de segurança

Dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, além do monitoramento eletrônico, também estarão presentes outras forças da segurança pública:

  • A Polícia Civil (PC), que trabalhará com registros e atendimentos de ocorrências de eventuais crimes de menor potencial ofensivo, requerimento de medidas protetivas de urgência para mulheres em situações de vulnerabilidade, operações de inteligência para garantir e prevenir eventuais crimes, lavratura de procedimentos flagranciais;
  • O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que além do monitoramento das tornozeleiras, também disponibilizará o ônibus-cela, onde possíveis infratores aguardarão para serem encaminhados às unidades da PC;
  • O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que terão ambulâncias e profissionais em pontos estratégicos;
  • A Polícia Científica garantirá a realização de perícias, exames de lesão corporal e trabalho de papiloscopia.
  • O CBM também ofertará serviços de prevenção e combate a sinistros. A atuação seguirá com atendimentos de urgência e emergência, salvamento, segurança contra incêndio e pânico, além do trabalho como observadores de risco entre o público. 

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!