Governo do Amapá seleciona delegação de estudantes para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Grupo de 11 estudantes foi eleito durante etapa estadual do evento, que aconteceu no sábado, 23, e domingo, 24.

O Governo do Amapá elegeu os estudantes que representarão o estado na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no mês de outubro, em Brasília. A delegação amapaense foi escolhida durante a etapa estadual do evento, realizada neste sábado e domingo, 23 e 24, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.
Ao todo, foram escolhidos 11 delegados estudantes entre os mais de 400 alunos de 146 escolas estaduais de todo o Amapá, abrangendo áreas quilombolas, indígenas e do campo, além de estudantes com necessidades especiais. São eles:
- Beatriz Rodrigues da Silva, da E. E. Everaldo Vasconcellos Junior (Santana);
- Davi laparra Alves, da E. I. E. Jorge laparra (Oiapoque);
- Daniel dos Reis, da E. E. Antônio Castro Monteiro (Macapá);
- Thiago da Silva Oliveira, da E. E. Mario David Andreaza (Macapá);
- Bruna da Silva Gurjão, da E. E. Reisalina Ferreira Tomaz (Tartarugalzinho);
- Liany Valentina de Brito Ferreira, da E. E.Maria Neusa Carmo (Macapá);
- Arthur Beckman dos Santos Sousa, da E. E. José Ribeiro Pontes (Cutias);
- Enzo Matheus Nogueira, da E. E. Lourimar Simões Paes (Cutias);
- Gabriel Gomes Brito, da E. E. Vila Velha (Oiapoque);
- Samira Lopes Monteiro, da E. E. Leandro Plácido (Mazagão);
- Tainan Azevedo Pereira, da E. E. Fagundes Varela (Mazagão).

Além disso, houve a seleção do projeto "AçaiArt", que prevê a coleta e reutilização de caroços de açaí, criado pela Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, de Tartarugalzinho. Os delegados estudantes amapaenses o defenderão durante a Conferência Nacional.
Um dos componentes da comitiva, o estudante Enzo Nogueira, de 14 anos, que está no 9º ano do ensino fundamental, fala sobre a felicidade de representar o município de Cutias do Araguari. Para ele, as expectativas já estão altas para a etapa nacional.
"Foi uma experiência muito boa, motivo de alegria. Acabei fazendo novos amigos, conhecendo pessoas muito legais e que estão com o mesmo objetivo do que, de mostrar os seus projetos. Eu estou muito feliz por ser aprovado e também pelos meus amigos confiarem em mim, estou orgulhoso de mim mesmo. Vou com garra para a etapa nacional", conta.

A aluna do 6º ano do fundamental, Bruna Gurjão, de 11 anos, também foi uma das escolhidas para a comitiva. Será sua segunda viagem para fora do estado, já com a responsabilidade de representar o Amapá em um evento estudantil nacional.
"Tá sendo incrível. Eu nunca me imaginei estar aqui na etapa estadual, imagina nacional... é uma experiência muito incrível. Com os estudantes do nosso estado já foi muito legal, aprendi bastante coisa porque cada projeto teve um pouquinho para ensinar a gente", diz Bruna.

Conferência Estadual
A 4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve como tema “Vamos cuidar do Amapá com educação ambiental, diversidade, equidade e justiça climática”. Durante a conferência, os estudantes apresentaram projetos sobre sustentabilidade elaborados em sua escola e desenvolvidos em conjunto durante o coletivo.
A realização do evento foi retomada após 12 anos de paralisação, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado ambiental e o protagonismo estudantil. Outro destaque da edição é que essa é a primeira vez que a Conferência conta com a participação de todos os municípios amapaenses.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!