'Agora temos um espaço digno para nossos alunos', diz professora sobre nova quadra entregue pelo Governo do Amapá em Laranjal do Jari
Professora de Educação Física Dayana Silva comemora entrega da quadra poliesportiva reconstruída na Escola Estadual Vanda Maria de Souza Cabête, que beneficia 166 alunos com espaço seguro e moderno.

Uma quadra poliesportiva faz toda a diferença na motivação, no aprendizado e no lazer de estudantes e da comunidade. Dando continuidade à maratona de entregas voltadas para a educação, o Governo do Amapá entregou, na última sexta-feira, 22, a quadra da Escola Estadual Professora Vanda Maria de Souza Cabête, totalmente reconstruída, em Laranjal do Jari.
A alegria entre profissionais e estudantes era visível. Para a professora de Educação Física, Dayana Silva, a entrega representa mais do que um novo espaço esportivo: é a valorização da prática pedagógica e da vivência escolar.
“É de suma importância que tenhamos um espaço adequado para cumprir as atividades de Educação Física, mas também para a realização de projetos e eventos escolares. A maioria dos acontecimentos da escola acontece na quadra”, disse a educadora.

A nova estrutura, moderna e segura, substitui a antiga quadra interditada desde 2019. O espaço foi reformado com cobertura nova, sistema de iluminação em LED, piso requalificado com pintura e sinalização esportiva, melhorias nos alambrados, redes elétrica e hidráulica, além de vestiários masculino e feminino.
Durante os últimos anos, sem uma estrutura apropriada, as aulas práticas de Educação Física eram realizadas de forma improvisada, no estacionamento, nos corredores ou até em áreas de grama e terra batida.
“Muitos alunos desanimavam e se recusavam a participar. E como a escola é de tempo integral, a quadra também é um espaço de lazer e socialização nos intervalos. Sem ela, muitos deixaram de vir para a escola. Agora temos um espaço digno. Não tem mais chuva, sol ou quentura atrapalhando. É mais segurança, mais motivação e mais oportunidades para os nossos alunos”, afirmou Dayana.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com investimento de R$ 1.533.884,77, como parte do programa estadual de reestruturação das instituições de ensino. Além dos benefícios pedagógicos, a construção gerou cerca de 20 empregos diretos no município.
A fala da professora é reforçada por Admilson Ferreira, professor de Filosofia da escola, que acompanhou o processo de reivindicação desde o início.
“Estamos há mais de quatro anos solicitando essa quadra. Por conta da sua precariedade, perdemos muitos alunos. Eles não tinham onde praticar esportes, e isso refletia diretamente no interesse e na permanência na escola”, relatou.

Com a nova estrutura, o professor acredita que será possível ampliar o vínculo da escola com a comunidade e retomar eventos importantes.
“Vamos poder realizar os Jogos Escolares aqui mesmo, dentro da nossa escola. Isso movimenta os alunos, os professores e toda a comunidade. A quadra agora pertence a todos”, concluiu.
Investimento contínuo na educação
Na cerimônia de inauguração, o governador Clécio Luís destacou a importância da infraestrutura escolar para promover aprendizado, convivência e desenvolvimento social entre os alunos.
“Estamos investindo para gerar aprendizado, harmonia, oportunidade e socialização. A escola precisa ser um espaço completo, onde o aluno aprende, convive e se desenvolve”, declarou o governador, reforçando o papel da educação na formação cidadã.

Escola Estadual Professora Vanda Maria de Souza Cabête
Localizada em Laranjal do Jari, a escola atende atualmente 166 alunos do ensino fundamental II, ensino médio em tempo integral e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a reconstrução da quadra, a unidade passa a oferecer uma estrutura adequada para práticas esportivas, eventos culturais e pedagógicos, reforçando seu papel como ponto de integração social no bairro. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão, do Tesouro Estadual.
A atual gestão do Governo do Amapá reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade. Atualmente, mais de 40 obras em escolas públicas estão em execução, enquanto nove unidades de ensino já estão prontas para serem entregues à população. Até o momento, 28 escolas foram reconstruídas e entregues, modernas, acessíveis e preparadas para acolher estudantes e toda a comunidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!