'É a maior estrutura que já vimos aqui’, diz trabalhador sobre montagem de pavilhões da 54ª Expofeira do Amapá
Jonatas Lobato, de 25 anos, faz parte da equipe responsável pela montagem de galpões da maior vitrine de negócios da Amazônia.
Colaboração: Maria Clara Prudêncio

O Governo do Estado avança para finalizar a montagem das estruturas da 54ª Expofeira do Amapá, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Para acomodar empreendedores, expositores, visitantes e entidades públicas envolvidos na organização, são erguidos galpões, estandes, e pavilhões em uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior.
O profissional especializado em estruturas metálicas, Jonatas Lobato, é um dos trabalhadores contratados para erguer as instalações da Expofeira 2025. Ele conta que está trabalhando há pouco mais de trinta dias e afirma que esta edição será a maior e melhor de todos os tempos.
"Montamos mais de 50 instalações até o momento, e é a maior estrutura que já vimos aqui no Parque de Exposições. Tenho certeza que essa vai ser a melhor edição de todas, tanto na questão estrutural do evento quanto para o empreendedorismo", declarou Lobato.

A movimentação de trabalhadores tem sido intensa e a estrutura móvel para a maior vitrine de negócios da Amazônia já está na fase final, com mais de 85% das montagens concluídas. A maioria dos espaços já contam com a base térrea e estão na finalização das instalações dos estandes. Em alguns pontos, também foram iniciados os trabalhos de implantação da rede elétrica.
Trabalhos de revitalização e modernização seguem em ritmo acelerado
Para proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade durante 54ª Expofeira do Amapá, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) está à frente de uma série de intervenções que visam melhorias nas estruturas fixas do Parque de Exposições da Fazendinha.

As obras incluem a requalificação de banheiros, revisão hidráulica, estábulos, iluminação, áreas de atendimento ao público, vias de acesso e espaços de circulação de pessoas.
De acordo com um dos trabalhadores da equipe de obras da Seinf, Paulo Gomes, o conjunto de ações busca garantir um fluxo mais eficiente e organizado para expositores e visitantes.
“Somos mais de 60 trabalhadores focados em revitalizar as estruturas e garantir a funcionalidade desses espaços. É um trabalho muito importante e também estamos fazendo a modernização de alguns pontos”, afirmou Gomes.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!