Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Para impulsionar novos negócios, Governo do Estado apresenta as diretrizes do programa Minha Primeira Empresa na 54ª Expofeira do Amapá

A iniciativa apoia o empreendedorismo e impulsiona a geração de emprego e renda.

Por Cristiane Nascimento
21/08/2025 14h30
Diretrizes do programa Minha Primeira Empresa serão apresentadas aos visitantes da 54ª Expofeira do Amapá

A edição 2025 do maior evento de negócios da Amazônia, a 54ª Expofeira do Amapá, que acontece a partir de 30 de agosto, aquece a economia do estado, antes, durante e depois da programação. Para impulsionar a geração de emprego e renda, o Governo do Estado leva para o Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, diferentes serviços de apoio ao empreendedorismo, como as diretrizes do programa Minha Primeira Empresa, que serão apresentadas aos visitantes.

A Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) é responsável pela coordenação da política pública em parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), que além de oportunizar o surgimento de novos negócios, oferece suporte para quem empreende no estado, como destacou o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Joselito Abrantes.

“O Minha Primeira Empresa é uma política pública do Governo do Amapá que vem se destacando como uma plataforma essencial para o crescimento do empreendedorismo no estado. Nossas equipes estão sempre prontas para dar suporte a todas as empresas que precisam e não poderíamos deixar de levar todas as informações dessa política pública, que é uma, entre tantas, voltadas à promoção do desenvolvimento econômico local, para dentro da Expofeira que é o nosso maior evento de oportunidades e negócios”, explicou Abrantes.

Diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Joselito Abrantes

Todos os empreendedores inseridos no programa, que quiseram buscar atualizações ou pessoas que estão iniciando no segmento empreendedor e desejam conhecer mais sobre a Minha Primeira Empresa, poderão fazer isso, durante os nove dias de programação da 54ª Expofeira, no espaço da Agência Amapá. Com uma atuação organizada, uma equipe técnica capacitada estará à disposição dos visitantes em um estande exclusivo voltado para divulgar e prestar informações do programa, incluindo esclarecimentos sobre os novos editais com início de inscrições previsto para 8 de setembro.

Ainda durante a programação, no Pavilhão de Negócios, o Governo do Estado, vai promover o lançamento dos editais referentes à 6ª Edição do Minha Primeira Empresa. No espaço chamado “Ilha Minha Primeira Empresa”, 30 empreendedores financiados pelo programa foram selecionados para expor e comercializar os seus produtos.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.

A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.

A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.

A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!