Governo do Amapá inova na educação com ensino de robótica e impressora 3D em escola de Oiapoque
Ensino de tecnologia começou a ser aplicado na Escola Duque de Caxias após premiação em competição nacional.

O Governo do Amapá está inovando na educação do extremo norte do estado. Alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, localizada no distrito de Clevelândia do Norte, no município de Oiapoque, iniciaram o segundo semestre com uma novidade: um laboratório de robótica equipado com impressora 3D, que permite a aliar tecnologia e inovação ao ensino pedagógico.
O espaço foi construído após a instituição ser premiada com R$ 100 mil na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) 2024, em março deste ano, durante um evento em Brasília. Na oportunidade, a escola também recebeu medalhas e um dos alunos ganhou um gift card de R$ 320 no Tesouro Selic.

Segundo o diretor da Escola Duque de Caxias, Aldo Pantoja, o laboratório foi ativado há cerca de duas semanas e também conta com kits de robótica e jogos de educação financeira, materiais utilizados em atividades para cerca de 50 estudantes do ensino fundamental e médio, no contraturno das aulas.
“Nossos estudantes já estão criando robôs, carrinho, roda gigante, elevador, chapéu mexicano, tudo com os equipamentos de robótica e também utilizando a impressora 3D. Então, estamos com uma expectativa muito boa e o interesse dos nossos estudantes pela tecnologia e inovação nos motiva. Então, a gente está muito feliz com tudo que está acontecendo, com essa oportunidade única aqui na nossa região”, conta o diretor.
Com o uso do laboratório, a escola também começa a montar equipes para competições de ciência e tecnologia dentro e fora do estado. O objetivo é ampliar os horizontes dos estudantes, possibilitando o aprendizado em áreas impensáveis anteriormente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!