Governo do Amapá reforça Segurança Pública com curso especializado para emprego de drones nos trabalhos operacionais
Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada contempla desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais.

O Governo do Estado, reafirmando o compromisso em oferecer formação de excelência aos profissionais da segurança pública do Amapá, deu início a primeira edição do Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada (CPAR), voltado exclusivamente para esses servidores.
O conteúdo programático contempla desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais, fortalecendo o trabalho integrado entre as forças.
Ao todo, 30 vagas foram disponibilizadas e distribuídas entre as diferentes instituições que integram o sistema de segurança pública do estado. Com carga horária de 140 horas presenciais, o curso será desenvolvido até o dia 5 de setembro, na sede do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp).

Segundo a Sejusp, a iniciativa representa um marco na valorização dos profissionais da área, promovendo capacitação especializada e incentivando o uso de novas tecnologias, neste caso, os drones, para tornar o serviço de segurança pública mais eficaz, moderno e humanizado diante dos desafios diários.
"O curso de piloto de drone na segurança pública é mais um investimento do Governo do Estado de Amapá voltado para aliar a melhor tecnologia em equipamentos com o melhor treinamento, com o objetivo de proporcionar mais segurança para o servidor e maior êxito nas operações de segurança pública", disse Alan Coimbra, coordenador do Iesp.

Drones na segurança pública
Dentro da Segurança Pública na totalidade, os drones tornaram-se uma tecnologia que trouxe um novo meio de prevenção e ação, como instrumento, também, de combate à criminalidade.
Entre as muitas atribuições do uso da aeronave na segurança pública no estado, estão a agilidade na obtenção de imagens aéreas em alta definição.
Estas imagens facilitam o trabalho dos servidores na montagem das melhores estratégias de abordagem preventiva e ostensiva durante as operações civis e militares, por exemplo, pois as equipes conhecerão os percursos e pontos de fuga do local estudado para a atuação policial. Da mesma forma, o equipamento ajuda os policiais penais, dentro e fora do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) na vigilância e trabalhos operacionais.
Outra competência dos drones é o mapeamento de regiões que sofrem com incêndios florestais e outros desastres naturais, além de ajudar bombeiros, quando em combate, a monitorar e explorar o perímetro, ou até mesmo dentro de escombros de incêndios de casas e outras edificações, o que facilitará o plano de entrada com segurança das equipes nesses espaços.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!