Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá reforça Segurança Pública com curso especializado para emprego de drones nos trabalhos operacionais

Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada contempla desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais.

Por Marcelle Corrêa
21/08/2025 11h10
Drones se tornaram uma tecnologia aliada em diversas situações operacionais na Segurança Pública

O Governo do Estado, reafirmando o compromisso em oferecer formação de excelência aos profissionais da segurança pública do Amapá, deu início a primeira edição do Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada (CPAR), voltado exclusivamente para esses servidores.

O conteúdo programático contempla desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais, fortalecendo o trabalho integrado entre as forças.

Ao todo, 30 vagas foram disponibilizadas e distribuídas entre as diferentes instituições que integram o sistema de segurança pública do estado. Com carga horária de 140 horas presenciais, o curso será desenvolvido até o dia 5 de setembro, na sede do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp).

Diversas técnicas são ensinadas no Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada

Segundo a Sejusp, a iniciativa representa um marco na valorização dos profissionais da área, promovendo capacitação especializada e incentivando o uso de novas tecnologias, neste caso, os drones, para tornar o serviço de segurança pública mais eficaz, moderno e humanizado diante dos desafios diários.

"O curso de piloto de drone na segurança pública é mais um investimento do Governo do Estado de Amapá voltado para aliar a melhor tecnologia em equipamentos com o melhor treinamento, com o objetivo de proporcionar mais segurança para o servidor e maior êxito nas operações de segurança pública", disse Alan Coimbra, coordenador do Iesp.

Equipamentos de última geração adquiridos pelo Governo do Amapá

Drones na segurança pública

Dentro da Segurança Pública na totalidade, os drones tornaram-se uma tecnologia que trouxe um novo meio de prevenção e ação, como instrumento, também, de combate à criminalidade. 

Entre as muitas atribuições do uso da aeronave na segurança pública no estado, estão a agilidade na obtenção de imagens aéreas em alta definição.

Estas imagens facilitam o trabalho dos servidores na montagem das melhores estratégias de abordagem preventiva e ostensiva durante as operações civis e militares, por exemplo, pois as equipes conhecerão os percursos e pontos de fuga do local estudado para a atuação policial. Da mesma forma, o equipamento ajuda os policiais penais, dentro e fora do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) na vigilância e trabalhos operacionais.

Outra competência dos drones é o mapeamento de regiões que sofrem com incêndios florestais e outros desastres naturais, além de ajudar bombeiros, quando em combate, a monitorar e explorar o perímetro, ou até mesmo dentro de escombros de incêndios de casas e outras edificações, o que facilitará o plano de entrada com segurança das equipes nesses espaços.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!