'É o evento que mais aquece a economia', diz empreendedor do Vale Verde sobre a 54ª Expofeira do Governo do Amapá
Willian Vasconcellos trabalha no ramo de moda masculina. Barbearias e lojas de roupas já registram aumento nas vendas em preparação para os nove dias do evento.
Colaboração de Isabel Ubaiara

Maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, impulsiona a geração de emprego e renda nos arredores do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Em meio a estruturação do evento, a região se transforma em um verdadeiro polo de estilo, com destaque para os serviços voltados ao público masculino. Essa movimentação reforça o papel do evento como motor da economia e da valorização cultural.
O empreendedor do ramo de moda masculina e morador do bairro Vale Verde há mais de vinte anos, Willian Vasconcellos, acredita que o evento será tão promissor quanto o período de festas de fim de ano, tradicionalmente um dos mais lucrativos para o comércio local. Para ele, a maior feira de negócios do estado sempre foi um marco na vida da comunidade.
“Desde que me entendo por gente, a Expofeira transforma a região. É o evento que mais aquece a economia e reúne todo mundo, moradores, visitantes e famílias inteiras. São nove dias de festa, e todo mundo quer estar bem vestido para curtir”, comenta o empreendedor.

Barbeiro há mais de quatro anos, Odisseu Lima é proprietário de uma barbearia tradicional no bairro de Fazendinha. Ele afirma que a Expofeira é um dos períodos de maior movimento em seu estabelecimento, quando cresce a procura por cortes de cabelo e cuidados pessoais.
“A gente percebe que as pessoas querem estar bem arrumadas, se sentir bonitas. O fluxo de clientes aumenta bastante e para esta edição, a expectativa está alta, já fizemos algumas mudanças no espaço justamente para oferecer mais conforto e uma experiência melhor para quem nos procura”, afirma o barbeiro.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!