Governo do Amapá participa da 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques na Aldeia Açaizal, em Oiapoque
O evento acontece nesta terça-feira, 19, e reúne os entes federativos para discutir assuntos como a saúde, educação, meio ambiente e combate à crise fitossanitária.

Em reforço aos compromissos firmados com os povos originários, o Governo do Amapá participa nesta terça-feira, 19, da 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO) na Aldeia Açaizal. O evento reúne os entes federativos para debater assuntos como a saúde, educação, meio ambiente e combate à crise fitossanitária.
Na ocasião, estarão presentes as secretarias de governo que desenvolvem políticas públicas para os povos originários como a dos Povos Indígenas (Sepi) Educação (Seed), Saúde (Sesa), Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult), Segurança (Sejusp), Desenvolvimento Rural (SDR) e Assistência (Seas), Transporte (Setrap) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap)

A titular da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sonia Jeanjacque, explica que a assembleia é um marco fundamental para os originários articularem suas demandas, e que a participação do governador do Amapá, Clécio Luís, mostra o compromisso da atual gestão com os avanços de políticas públicas desenvolvidas com apoio dos Governos Estadual, Federal e Municipal.

"A Assembleia é um espaço fundamental para que nossos povos apresentem suas demandas e construam, junto ao Estado e demais instituições, soluções para saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A presença do governador reforça o compromisso da gestão em ouvir e atender os povos indígenas", afirmou Jeanjacque.
Nesta segunda-feira, 18, a comunidade já está nos preparativos na ornamentação do Centro Comunitário, onde ocorrem os quatro dias de assembleia. Ao mesmo tempo, famílias indígenas deslocam-se pelos rios até a aldeia para participar do evento.

Também estarão presentes representantes da Prefeitura de Oiapoque, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé).
Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas
O evento tradicional acontece a cada dois anos, em aldeias diferentes. A assembleia conta com a participação dos 68 caciques e demais lideranças representantes das etnias Galibi Kali'nã, Galibi Marworno, Karipuna e Palikur.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!