Ciodes contabiliza mais de 34 mil chamadas de urgência e emergência no primeiro semestre de 2025
Ocorrências de poluição sonora seguem como as mais recorrentes; número de trotes também chamam a atenção.

O Governo do Amapá contabilizou 34.168 registros de solicitações de atendimento para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), durante o primeiro semestre de 2025. O órgão gerencia as chamadas de urgência e emergência feitas por moradores de todo o estado pelos números 190 e 193.
“O Ciodes é onde a segurança pública se faz presente quando o cidadão está precisando de um atendimento, pedindo por socorro e recorre ao 193 e ao 190. Então, do Ciodes destacamos as viaturas para o atendimento e ajuda da nossa população”, detalhou o coordenador do Ciodes, Diego Alves.

Dados
Nos seis primeiros meses deste ano, cerca de 22,5% das demandas do Ciodes foram direcionadas para atendimento de poluição sonora, com 7.694 chamadas. Outro número que, mesmo parecendo alto, se torna positivo para a sociedade, é o de chamados para atendimentos de violência contra a mulher, que registrou 3.812 ligações.
Segundo a coordenação do Ciodes, com a implantação do 'Box Lilás’ mais mulheres confiam e denunciam para este canal de atendimento. A iniciativa consiste em uma cabine de atendimento prioritário para ocorrências de violência doméstica ou familiar, operacionalizada dentro da sala de teleatendimento do Ciodes.
Em 2024, a operacionalização do Ciodes, em uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), teve implantada o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que agilizou e ampliou os atendimentos de urgência em saúde no estado. Nesse contexto, foram 1.292 comunicações de emergência clínica registradas.

Trotes ainda preocupam
Outro dado que chama a atenção e preocupa, ainda são os trotes. Do total foram 3.827 ligações falsas realizadas e registradas no sistema, o que gera cerca de 12% do total de requisições para a central de atendimento. Um dos projetos do Ciodes de combate é o "Alôzinho", que prioriza a conscientização da sociedade, principalmente das crianças.
O coordenador do Ciodes alerta para os impactos negativos causados por trotes direcionados aos números de emergência da central. De acordo com informações repassadas, quando uma ligação falsa é realizada, ela ocupa uma linha de atendimento que poderia estar sendo utilizada por uma pessoa em situação de emergência real, o que provoca atrasos e pode colocar vidas em risco.
"Além do prejuízo no tempo de resposta, o deslocamento de viaturas para ocorrências inexistentes gera custos significativos para o Estado, como gasto de combustível, desgaste de pneus e consumo de óleo, além de mobilizar equipes dos agentes de segurança, saúde. A situação é ainda mais grave quando envolve caminhões de combate a incêndio. O envio de um veículo desse porte para uma ocorrência falsa representa o uso indevido de recursos caros e essenciais. Enquanto a equipe está atendendo ao chamado inexistente, uma ocorrência real pode ficar sem atendimento imediato, causando prejuízos irreversíveis às vítimas", explicou Alves.
O Ciodes catalogou ainda os seguintes atendimentos em 2025:
- 3.008 averiguações diversas;
- 1.811 acidentes de trânsito com vítima;
- 888 acidentes de trânsito sem vítimas;
- 1.443 registros de ameaças;
- 1.097 captura/resgate de animais;
- 426 chamadas para tráfico de drogas;
- 387 registros de chamadas para agressão física;
- 327 chamadas para atendimento de rixa e/ou briga;
- 314 comunicações para furtos;
- 445 atendimentos para denúncias diversas.
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