‘Estes soldados são a melhor parte da estratégia de segurança pública’, celebra governador Clécio Luís na formatura de 292 novos soldados da PM-AP
Conclusão da segunda turma do curso de formação de novos policiais militares faz parte da política de investimentos da atual gestão em segurança pública.

Depois de 6 meses de instruções, estudos e disciplina, o governador Clécio Luís celebrou nesta sexta-feira, 15, a formatura dos 292 alunos concluintes do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), cumprindo o compromisso que fez com a qualificação e incorporação de novos servidores públicos ao quadro da segurança pública.
“Estes soldados são a melhor parte dos compromissos cumpridos da estratégia para a segurança pública do Amapá. Mais emprego melhora a vida, combate a pobreza, combate a insegurança, combate ao crime. É isso que nós queremos. São homens e mulheres preparados tecnicamente, operacionalmente, fisicamente, profissionalmente e emocionalmente. Sem dúvidas, é a melhor turma de soldados de todos os tempos da Polícia Militar do Amapá”, afirmou o governador Clécio Luís, que deu nome à turma.

Esta foi a segunda turma do concurso de 2022 convocada pela gestão e que inicia a carreira militar, totalizando 824 novos policiais integrados ao quadro da PM-AP, gerando a renovação de quase 30% da tropa. Eram 2,7 mil policiais em 2022, e, com as formações, agora são 3.580 militares na PM-AP. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) tem feito as convocações para levar a 3ª turma ao CFSD, com previsão de 250 alunos.

“Esta turma é fruto do compromisso assumido e cumprido pelo governador. Descobrimos que somos mais fortes do que imaginávamos. O CFSD 2025 é, com orgulho, a melhor turma da história. Estamos prontos para cumprir a nobre missão da Polícia Militar do Amapá. Encerramos um curso e iniciamos uma história escrita com coragem, disciplina, lealdade e amor por esta terra. Obrigado, governador, por possibilitar a realização de mais 292 sonhos”, discursou o agora soldado Caique Rocha, orador da turma.
Nem mesmo os protocolos da cerimônia militar conseguiram esconder o orgulho e a emoção nos rostos de quem chegou até o fim do CFSD, tanto os novos soldados quanto seus familiares e amigos. O curso contou com cerca de mil horas/aula presenciais, distribuídas em 32 disciplinas e 8 áreas temáticas sobre os procedimentos operacionais padrão da carreira, seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Assim como ocorreu na formatura do CFSD do Corpo de Bombeiros Militar no último dia 8, foi realizada a entrega inédita da Medalha do Mérito Intelectual aos três primeiros colocados do curso. Instituída pelo governador Clécio Luís no mês de julho, a honraria reconhece os melhores desempenhos nos trabalhos e disciplinas do curso, sobretudo pelo mérito, esforço e superação.
“O governador Clécio Luís se comprometeu com o povo do Amapá ao assegurar a eles o direito à segurança. E ele o fez, sendo o governador da história desse Estado que mais convocou policiais militares, que mais equipou a Polícia Militar, que mais valorizou o soldado. Tenho certeza que esta turma está bem preparada, para irem às ruas soldados comprometidos com a segurança pública”, comentou o patrono da turma, senador Randolfe Rodrigues.

Com a leitura da ata de conclusão do curso, o compromisso de honra dos novos soldados, o desfile da tropa e o tradicional último “fora de forma”, a formatura realizada no Sambódromo de Macapá foi repleta de momentos emocionantes e de gratidão. Agora, os novos soldados seguem prontos para atuarem nas diferentes regiões do estado.
“Desde 2023, o governador Clécio Luís tem feito investimentos e mostrado grandes avanços na capacitação dos nossos militares, na aquisição de material, respeito à tropa, na reestruturação da carreira e na recomposição da corporação. E chegamos com alegria a este momento, pois são soldados extremamente gabaritados, treinados. Hoje a Polícia Militar está mais forte com a chegada destes soldados, que vão fazer muita diferença positiva na sociedade, cumprindo o papel principal da Polícia Militar, que é servir e proteger a população”, destacou o comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior.

Investimentos
Os novos militares fortalecem a estrutura da Segurança Pública e ampliam a capacidade de resposta do Estado, especialmente no enfrentamento a grupos criminosos e em situações de violência. A maior estratégia de investimentos da história da PM-AP abrange desde o maior chamamento em concursos públicos até a ampliação da qualificação, promoções, e aquisição de novas viaturas e armamentos.
A modernização da estrutura foi outra conquista. Nos últimos dois anos, a Polícia Militar do Amapá recebeu mais de 140 novas viaturas, além de armamentos modernos, como fuzis israelenses e pistolas de última geração. Drones, rádios, grande estoque de munições e voadeiras também reforçam as operações, junto com a chegada inédita de ambulâncias para a PM-AP. As delegacias, batalhões e o Ciodes foram beneficiados com equipamentos de inteligência e infraestrutura, consolidando este maior aporte já feito na segurança pública do Amapá.
A chegada destes servidores também injeta renda na economia, movimentando comércio e serviços, e integra duas prioridades da gestão: segurança pública e desenvolvimento econômico.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!