Governo do Amapá beneficia famílias de agricultores em Mazagão com novos equipamentos para fortalecer agricultura familiar
A entrega foi realizada nesta sexta-feira, 15, para fortalecer o trabalho no campo, aumentando a produção e oferecendo mais condições para que os agricultores expandam seus negócios.

Nesta sexta-feira, 15, o Governo do Amapá beneficiou 11 famílias de agricultores com equipamentos de piscicultura e um de irrigação. Desta vez, a ação de distribuição ocorreu no município de Mazagão, sob coordenação do Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O objetivo é fortalecer o trabalho no campo, aumentando a produção e oferecendo mais condições para que os agricultores expandam seus negócios. O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, destacou que a gestão segue atuando com seriedade e transparência para garantir que os equipamentos cheguem a quem realmente produz e precisa.

“Hoje estamos entregando kits de piscicultura e irrigação, e, em breve, serão mais de 26 embarcações com motores e coletes para produtores da região. Esses investimentos fortalecem a agricultura familiar. Também estamos reabrindo escritórios locais para oferecer assistência técnica mais próxima. Nosso compromisso é facilitar o acesso ao crédito e apoiar políticas como Terra Mulher, Floresta Produtiva e Bolsa Verde”, afirmou Kelson.
Kelson Vaz ressaltou ainda que todo o trabalho é resultado da união entre governo federal, estadual, municípios, parlamentares e lideranças. “Não são promessas, é trabalho concreto para fortalecer a agricultura familiar, que é quem coloca alimento na mesa de todos nós”, completou.

A agricultora Sueli Muricy, do assentamento Piquiazal, celebrou o momento. “Essas políticas chegam em boa hora, fortalecendo os pequenos produtores e aumentando nossas chances de competitividade no mercado. Quando governo, entidades e agricultores trabalham juntos, o campo avança. O pequeno produtor é quem sustenta a cidade, e é preciso reconhecer e apoiar para que possamos seguir produzindo e alimentando a todos”, disse.
Para Napoleão Alves de Souza, agricultor com 40 anos de experiência na lavoura e 20 na piscicultura, o impacto será imediato. “Agora consigo aumentar minha produção de peixe e vender mais. Atualmente, toda a minha família vive da comercialização de peixe. Nós somos responsáveis pelo peixe que chega à mesa de muitos amapaenses”, contou.

Em Mazagão, a ação significou mais que a entrega de máquinas e equipamentos: foi um estímulo para que a agricultura familiar continue gerando trabalho, renda e alimento para a população.
Cronograma de entregas – Agosto
Quinta-feira, 21
Laranjal do Jari: dois agricultores receberão um equipamento de pecuária e um de piscicultura; serão entregues também dez embarcações com motores e coletes salva-vidas.
Sexta-feira, 22
Vitória do Jari: um agricultor receberá um equipamento de pecuária e dez embarcações com motores e coletes salva-vidas.
Segunda-feira, 25
Ferreira Gomes: um agricultor receberá um equipamento de pecuária.
Porto Grande: nove agricultores receberão cada um kit de pecuária, um kit de apicultura e sete kits de piscicultura.
Pedra Branca do Amapari: oito agricultores receberão um kit de pecuária e sete kits de piscicultura.
O único edital suspenso é o voltado ao agroextrativismo, por decisão da comissão técnica responsável.
Sobre a Chamada Pública
Lançada em 2 de julho, a Chamada Pública nº 005/2025 prevê a doação de 332 kits de equipamentos agrícolas, totalizando cerca de R$ 4 milhões em investimentos. O objetivo é fortalecer cadeias produtivas estratégicas como açaí, pesca, piscicultura, apicultura, pecuária e irrigação.
Distribuição por segmento
- Extrativismo: 110 barcos de alumínio com motor de popa 15 HP e coletes salva-vidas.
- Pecuária leiteira: 46 ordenhadeiras mecânicas e 46 desintegradores.
- Apicultura: seis kits com centrífuga elétrica, mesa desoperculadora, tanques decantadores e baldes de inox.
- Agricultura irrigada: 42 kits com reservatório de 500 L, bobina de tubo gotejador e conexões.
- Aquicultura: 128 kits para piscicultura em viveiros escavados, com aerador, motobomba, mangueira e maleta multiparâmetros.
Cada kit foi estruturado conforme as necessidades específicas de cada atividade, seguindo critérios técnicos como comprovação de atuação, infraestrutura mínima, licenciamento ambiental e prioridade para áreas estratégicas e comunidades tradicionais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!