'Renova o ânimo dos alunos e professores', diz docente da Central do Enem sobre nova escola Raimunda Virgolino, entregue pelo Governo do Amapá
Unidade escolar amplia acesso à educação de qualidade e já começou com preparação intensiva para o Enem no bairro Pedrinhas, em Macapá.

Um novo espaço, um novo começo. Foi assim que estudantes, professores e a comunidade receberam a Escola Estadual Raimunda Virgolino, totalmente reconstruída e ampliada no bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá. O ambiente moderno e inclusivo foi entregue pelo Governo do Amapá no início de agosto e já recebeu a primeira atividade pedagógica, um aulão especial da Central do Enem.
“A escola está muito bonita. Acreditamos que essa reforma renova o ânimo não só dos alunos, mas principalmente dos professores, que são a alma do processo de ensino. Uma estrutura adequada, aliada à metodologia da Central, é um estímulo poderoso para quem sonha com a universidade”, destacou o professor de língua portuguesa e redação, Caio Vinícius, da Central do Enem.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o aulão teve a participação de dezenas de estudantes, que receberam conteúdos e estratégias para alcançar boas notas na prova mais importante do país. As aulas da Central trabalham de forma multidisciplinar e contextualizada, o que contribui para uma preparação mais completa.
“Não é uma aula convencional. Nós unimos áreas do conhecimento e mostramos aos estudantes como conectar temas da atualidade com os conteúdos da prova”, explicou Caio.

Segundo a gerente do Núcleo de Ensino Médio da Seed, Maria Cláudia, a Escola Raimunda Virgolino faz parte dos polos que recebem diretamente as ações da Central do Enem, reforçando o compromisso com a preparação dos alunos para o exame.
“Não tivemos aulas no primeiro semestre porque a escola estava em reforma, mas com a reinauguração, voltamos com tudo, começando pela aula inaugural de redação. É uma forma de desmistificar o tema e mostrar que é possível, sim, alcançar uma redação nota mil”, afirmou a professora.
Programa Central do Enem
A Central do Enem é um programa do Governo do Estado do Amapá voltado para a preparação de estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio. Por aulas presenciais, aulões temáticos, simulados e oficinas multidisciplinares, o projeto busca democratizar o acesso ao ensino superior e ampliar o índice de aprovação dos jovens amapaenses. O programa contempla 14 escolas polos, em Macapá e Santana.
As aulas acontecem às quartas, quintas e sábados, com professores especializados, que ministram os conteúdos conforme as áreas de conhecimento exigidas pelo Enem. Tem como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino médio e egressos.
A nova Escola Estadual Raimunda Virgulino
A entrega da nova Escola Estadual Raimunda Virgulino, feita pelo Governo do Amapá, faz parte do processo de reestruturação da rede estadual de ensino. A entrega, no início de agosto, marcou 26 unidades escolares reconstruídas pela gestão, sendo 15 somente na capital. Foram investidos R$ 6.758.726,63 do Tesouro Estadual, aplicados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). Nesta sexta-feira, 22, a 28ª escola também foi entregue, no município de Mazagão.
Além disso, a Secretaria de Educação (Seed) destinou R$ 540.180,57 para a aquisição de mobiliário escolar e equipamentos como fornos elétricos, bebedouros, armários, quadros brancos e outros itens essenciais.
Com a reforma, a escola passou a oferecer uma estrutura completa, que abrange:
- 3 blocos de dois andares;
- 16 salas de aula;
- Biblioteca, sala de leitura e auditório para 100 pessoas;
- Laboratórios de ciências, matemática e informática;
- Espaços de acolhimento e Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Quadra poliesportiva com arquibancadas e campo de vôlei de areia;
- Cozinha industrial e refeitório;
- Estacionamento com bicicletário, horta, vestiários e 8 banheiros (incluindo PCD).
Além das melhorias físicas, a escola agora conta com telhado termoacústico, janelas de vidro, nova subestação elétrica e acessibilidade plena, promovendo conforto, segurança e inclusão para toda a comunidade escolar.
Tudo isso, reflete o compromisso assumido pela atual gestão do Governo do Amapá, que tem a educação como uma das prioridades, e desde o início de 2023, investe em reformas, construções, modernizações, aplicação de novas tecnologias, criando um padrão novo, digno e propício para o ensino-aprendizado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!