Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO MERCADO

‘Para concretizar um estado que vem se desenvolvendo em bases sólidas’, diz governador Clécio Luís ao anunciar 1ª Fábrica de Cimento no Amapá

Com políticas de incentivo, segurança jurídica e ambiental, o projeto de R$ 120 milhões vai diversificar a economia, fortalecer a construção civil e consolidar o Amapá como referência no mercado nacional.

Por Winicius Tavares
14/08/2025 15h35
Governador Clécio Luís anuncia a instalação da primeira fábrica de cimento do Amapá, em Santana

Assim como o concreto sustenta paredes e estruturas, o Amapá fortalece suas bases econômicas com políticas de atração de investimentos. Nesta quinta-feira, 14, o governador Clécio Luís anunciou a instalação da primeira fábrica de cimento em Santana, destacando que todos os indicadores econômicos do estado estão acima da média nacional, o que garante mais segurança e estimula o empresariado a investir em terras tucujus.

“A economia, além de ações concretas, precisa também de gestos simbólicos, anúncios que prometem melhorias para o futuro. Hoje, conseguimos reunir todos esses elementos na luta para transformar o Amapá em um estado economicamente forte, que vem se desenvolvendo proporcionalmente, com bases sólidas, reduzindo a fome, a pobreza e gerando emprego, fruto de um trabalho de gestão feito por nós todos os dias”, enfatizou Clécio Luís. 

Clécio Luís destacou a importância estratégica da fábrica de cimento para a economia do estado

Atraída por incentivos fiscais e pela segurança jurídica, política e ambiental oferecida pelo Governo do Estado, a empresa Cimento Forte, da Companhia Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), vai investir R$ 120 milhões na produção de 600 mil toneladas de cimento por ano. A obra deve gerar, entre a fase de montagem e operação, cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos, movimentando setores como transporte, alimentação, vigilância e logística portuária, especialmente pelo Porto de Santana, por onde será escoada mais da metade da produção anual.

Prefeito de Santana, Bala Rocha

“Temos toda a logística que a natureza nos proporcionou para abrigar esse tipo de empreendimento. Além disso, contamos com políticas próprias, leis de incentivo e de desburocratização, que fortalecem a atração de investimentos. Vamos nos associar ao Governo do Estado, junto com o governador Clécio Luís, para gerar empregos, renda e oportunidades para nosso povo”, ressaltou o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha.

A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Alliny Serrão, destacou que o executivo e o parlamento estadual irão ofertar todos os benefícios fiscais possíveis para a indústria de cimento, gerando empregos, renda e oportunidades de expansão, com regime especial para aquisição de insumos, aumentando a produção de cimento para abastecer tanto o mercado local, em obras públicas e privadas, quanto para exportação a partir do Amapá para toda a Amazônia. Também participaram da solenidade o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, e os deputados estadual Junior Favacho e Fabrício Furlan, além de gestores do Governo do Estado.

Alliny Serrão, presidente da Assembleia Legislativa

“Nós temos um governo forte, uma Assembleia forte, chega agora um cimento forte, isso mostra que essa união de esforços realmente faz a diferença para que a gente possa continuar com esse crescimento que o nosso Estado merece. Nós temos construído essa linha de consensos, como fala o governador, e a Assembleia entende e compreende o seu papel e a sua importância nesse momento de desenvolvimento do Amapá”, falou Alliny.

Próximos passos

O prazo de instalação da fábrica é de 12 a 18 meses após o início da montagem dos equipamentos, com previsão de que 30% da produção abasteça Macapá, Santana e municípios vizinhos, enquanto 70% será destinada a outras regiões do Amapá e estados próximos. 

O empreendimento representa um passo estratégico para o desenvolvimento econômico e industrial do estado, simbolizando a parceria entre setor privado e Governo do Estado na criação de empregos, geração de renda e diversificação da economia local.

Investimento reforça a indústria da construção civil, beneficiando obras públicas, privadas e particulares em todo o estado

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!