Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO NA SAÚDE

Fundação de Saúde avança com 11 programas de residência para formar especialistas e fortalecer atendimento no Amapá

Em até três anos, estado contará com cerca de 30 novos profissionais qualificados em áreas médicas e multiprofissionais.

Por Redação
14/08/2025 09h01
Reunião para designar as comissões responsáveis pela gestão dos programas de residência

A Fundação de Saúde Amapaense avança na consolidação dos programas de Residência Médica e Multiprofissional e Uniprofissional, abrangendo 11 especialidades estratégicas para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá. A iniciativa vai oferecer formação prática e intensiva em hospitais da rede estadual, com início previsto para março de 2026.

Na Residência Médica, voltada para médicos recém-formados, o treinamento acontece diretamente nos serviços de saúde, sob supervisão de especialistas. Já a Residência Multiprofissional e Uniprofissional reúne diferentes áreas, como Enfermagem, Psicologia e Assistência Social, promovendo atuação integrada e interdisciplinar.

Os profissionais selecionados atuarão no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Hospital de Emergência (HE), em especialidades como medicina intensiva pediátrica, cirurgia oncológica, cardiologia, neonatologia, psiquiatria e anestesiologia.

A previsão é de que, ao longo de três anos, sejam formados cerca de 30 novos especialistas
Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde

“A residência busca fortalecer o ensino e a assistência no Amapá, garantindo que entreguemos serviços cada vez mais qualificados aos pacientes”, ressaltou Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde Amapaense.

A previsão é de que, ao longo de dois a três anos, sejam formados cerca de 30 novos especialistas. A seleção deve ocorrer entre outubro a dezembro de 2025, com bolsa mensal de R$ 4.106,09, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Fundação de Saúde avança com 11 programas de residência em saúde

Estrutura de coordenação

A Fundação designou, na segunda-feira, 11, as comissões responsáveis pela gestão dos programas. Na Comissão de Residência Médica (COREME), Nalisson Marques Pereira assume a coordenação e Olavo Magalhães Picanço Junior, a vice. Na Comissão de Residência Multiprofissional (CORUME), a coordenação será de Verônica Cambraia e a vice de Rodrigo Corrêa.

Nalisson Marques, coordenador da Comissão de Residência Médica

Segundo Nallisson Marques, a implantação das residências “eleva o padrão de qualidade da assistência à população e contribui para formar médicos especialistas em nosso próprio estado”.

Já Olavo Picanço destacou que o objetivo é garantir campos de estágio e ensino de excelência para que os residentes saiam prontos para atuar com alto nível técnico.

Olavo Magalhães, vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME)

“O intuito é promover as melhorias necessárias para que a residência se desenvolva e para que nossos residentes, nossos alunos tenham acesso a bons campos de estágio, com formação de excelência. A residência médica, de forma geral, é um estágio em serviço e representa a etapa mais importante da formação médica. São esses programas que formarão os especialistas que vão nos atender no futuro”, destacou Olavo.

Verônica Cambraia, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional

Verônica Cambraia ressaltou que o projeto atende a um desejo de inovação. “Ao todo, foram submetidos oito projetos de residência médica e três de residência multiprofissional, um número considerado bastante significativo na prática Vamos formar médicos e também profissionais multiprofissionais qualificados para a rede estadual. A gente precisava de uma ação ousada e grandiosa, que responde ao desejo do governador Clécio Luís de trazer mudanças concretas para a vida das pessoas. E essa é a proposta da residência multiprofissional”, destacou Verônica. 

Entenda os programas 

  • Residência Médica: pós-graduação lato sensu para médicos recém-formados, com treinamento prático em hospitais, orientado por preceptores experientes.
  • Residência Multiprofissional: formação para profissionais de diversas áreas da saúde, com foco na atuação integrada e nas necessidades prioritárias do SUS.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde