Governo do Estado inova com planejamento colaborativo para alunos da Educação Especial
Uso do Google Sala de Aula aproxima professores do Atendimento Educacional Especializado e da rede regular, promovendo inclusão, acessibilidade e qualidade no ensino.

A Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques, localizada em Macapá, está colocando a tecnologia a serviço da educação inclusiva. Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do turno da manhã lançaram um projeto inovador, que utiliza o Google Sala de Aula como ferramenta de apoio ao planejamento pedagógico conjunto com os docentes da sala de aula regular.
A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre os professores do AEE e os regentes do ensino fundamental II e do ensino médio, promovendo mais organização, acessibilidade e eficiência no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial.
“Esse ambiente virtual foi pensado para facilitar a comunicação e otimizar o tempo dos professores. Nossa meta é garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos nossos alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades”, explicam os idealizadores do projeto, professores Daniela Tomaz, Dione Ribeiro, Gleidson Silva e Pâmela Maciel.

A plataforma, que já faz parte do cotidiano de muitos professores, agora foi adaptada para um uso mais estratégico: ali, os docentes podem compartilhar informações, planejar juntos, trocar experiências e alinhar práticas pedagógicas. Tudo isso respeitando as individualidades dos estudantes e promovendo um ensino mais acessível e colaborativo.
"Quando os professores do AEE, me apresentaram o projeto fiquei maravilhada, chamei a coordenação pedagógica da escola e já começamos a alinhar estratégias para a implantação imediata da plataforma ao planejamento, pois é uma experiência que tem tudo para se tornar parte integrante da rede educacional do Estado", afirma a gestora da escola, Edilei Azevedo.

Inclusão com apoio da tecnologia
De forma simples, o ambiente criado no Google Sala de Aula organiza os conteúdos em seções como mural de recados, orientações gerais, temas de estudo e materiais de apoio. A proposta também oferece suporte sobre adaptação curricular, estratégias de avaliação, acessibilidade e metodologias inclusivas.
A ação está alinhada às diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e das normativas nacionais e estaduais sobre educação especial. Segundo a legislação, é dever da escola garantir um sistema educacional inclusivo, respeitando as necessidades de cada aluno.
Além disso, o projeto responde a um desafio recorrente nas escolas públicas: a falta de tempo e espaço para o planejamento integrado. Ao promover essa conexão por meio de uma plataforma digital gratuita, os professores conseguem atuar em conjunto mesmo fora do horário escolar, com mais flexibilidade.

Resultados
Com a implementação do projeto, a ideia é melhorar a comunicação entre os profissionais, facilitar o acesso a informações essenciais sobre os alunos do AEE e promover a troca de boas práticas educacionais. O Google Sala de Aula também permitirá aos professores economizar tempo com burocracias e focar mais em estratégias de aprendizagem significativas.
Essa experiência é um exemplo de como a inovação e a inclusão podem caminhar juntas na rede pública de ensino do Amapá. A proposta tem potencial para ser replicada em outras unidades escolares do estado, contribuindo com a construção de uma educação mais justa, acessível e colaborativa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!