Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO ESPORTE INDÍGENA

Com emoção e alegria, equipes da aldeia Aramirã são bicampeãs da 5ª edição da Copa Wajãpi de Futebol, apoiada pelo Governo do Amapá

Os ganhadores levaram premiação em dinheiro, troféu e medalhas. O evento promoveu, durante dois dias, interação entre os atletas indígenas, diversão e fortalecimento da cultura esportiva.

Por Bianck Bastos
11/08/2025 06h30
Os ganhadores levaram premiação em dinheiro, troféu e medalhas

A 5ª edição da Copa Wajãpi de Futebol, apoiada pelo Governo do Amapá em parceria com a prefeitura de Pedra Branca do Amapari, encerrou no sábado, 9, no Estádio Pajé Maracá. Na disputa pelo título, a aldeia Aramirã foi a bicampeã, e além da emoção e alegria, as equipes levaram premiações em dinheiro, troféu e medalhas.

Foram dois dias de torneio que possibilitaram a interação, diversão e fortalecimento da cultura esportiva indígena. O secretário adjunto da Secretaria Extraordinária de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), Motã Wajãpi, comentou que a 5ª edição do evento marcará a história dos atletas originários. Além disso, afirmou que a cada ano é mais uma oportunidade de integrar e fortalecer os jogos no território dos Wajãpi com apoio dos entes federativos.

Secretário adjunto da Sepi, Motã Wajãpi (à esquerda)

“Nosso povo tem capacidade de disputar em outras ocasiões, há muitos jovens atletas nas aldeias que têm capacidade de fazer grandes histórias no futebol. Esse apoio que recebemos do Governo do Amapá e da prefeitura de Pedra Branca faz toda a diferença na vida dos Wajãpi, porque fortalece nossos costumes, nossa cultura e nosso direito ao lazer. A aldeia Aramirã agradece por todo apoio que veio através da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Amapá”, comentou o secretário adjunto.

O torneio foi organizado pela a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL), com o apoio da Sepi, além da articulação do mandato do vereador Kureni Waiãpi, que doou 150 pares de chuteiras para os atletas das 10 equipes participantes.

O campeonato contou com cerca de 200 jogadores representantes das aldeias Mariry, Manilha, Yvyrareta, Aramirã, Wakõwa, Tajauwyry, Okora'yry, Ytuwasu, Yvytõtõ e Amapari Wãnã. Marcelo Pantoja, prefeito do município, comentou a importância da competição para a integração das comunidades, além de agradecer as parcerias para que o evento pudesse acontecer.

Prefeito do município de Pedra Branca, Marcelo Pantoja

"A Copa Wajãpi é mais que um torneio de futebol, é um momento de união, celebração e valorização da cultura indígena. Nosso compromisso é continuar apoiando e fortalecendo o esporte nas aldeias, pois ele é um instrumento de transformação social e integração entre os povos", destacou Pantoja.

Copa Wajãpi

A Copa dos Wajãpi já acontece na terra indígena Aramirã há alguns anos, mas essa é a primeira vez que conta diretamente com apoio do Governo do Amapá, que deu suporte para a realização da atividade. A iniciativa é mais uma marca da atual gestão, que tem o compromisso com a promoção de políticas públicas de valorização da cultura dos povos originários da região e que respeita as especificidades de cada etnia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!