Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS 2025

Amapá Por Todas Elas: Governo do Estado celebra 12 anos da Rede de Atendimento à Mulher, em Macapá

Ação de cidadania neste sábado, 9, marcou a comemoração no Residencial Miracema, na Zona Norte.

Por Cristiane Nascimento
09/08/2025 13h30
Uma ação de cidadania, na manhã deste sábado, 9, marcou a comemoração

O Governo do Estado promoveu neste sábado, 9, uma ação integrada para celebrar 12 anos de criação da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no Amapá. A ação de cidadania, saúde e bem-estar para os moradores do Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá, aconteceu na quadra da Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques.

O governador do Estado, Clécio Luís, prestigiou a iniciativa, junto com as famílias do habitacional. A legislação que garante atendimento integral, acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual no estado e reforça a necessidade de uma atuação permanente, com políticas públicas cada vez mais consolidadas.

Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos

"Nós não só celebramos esse marco, de mais de uma década de criação dessa importante Lei, mas também reafirmamos o nosso compromisso de continuarmos debatendo, ouvindo e trabalhando no combate à violência contra à mulher, garantindo uma assistência plena" destacou a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos.

Durante a programação que integra a campanha "Amapá por Todas Elas" em referência ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher nos 16 municípios, foram ofertados diferentes serviços gratuitos como atendimentos ginecológicos, clínico geral, nutricionista, testes rápidos, saúde vocal, fisioterapia e ainda, apoio para pessoas com transtorno do espectro autista, como a carteira de identificação e o cordão de girassol, além de outros atendimentos complementares e acessos a programas sociais.

Os moradores tiverem acesso a diferentes serviços oferecidos pela RAM
Gerente do Núcleo de Gerente de Articulação da RAM, Larissa Rocha

"Com essa programação a gente pretende integrar todos os serviços da Rede e trazer para a comunidade, descentralizando as atividades e os serviços que nós ofertamos junto com os diversos órgãos que compõem a RAM para apoiar, acolher e proteger a mulher. É uma maneira de comemorar e fortalecer nossas atividades, principalmente neste mês de campanha do Agosto Lilás", ressaltou a gerente do Núcleo de Articulação da Rede de Atendimento à Mulher, Larissa Rocha.

A programação é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), e apoio das apoio das Secretarias de Habitação; Saúde; Educação; Desporto e Lazer; Cultura; Mobilização e Participação Popular; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Assistência Social; com a parceria dos órgãos públicos que compõem a RAM no estado, como o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e o Conselho de Saúde.

Quem prestigiou o evento, aprovou a iniciativa como uma forma de intensificar as medidas de proteção ao público feminino e disseminação de informações.

Dona de casa e moradora do Miracema, Thaiane Duarte

" Eu acho importante que uma ação como essa aconteça aqui para que a gente conheça os nossos direitos e o apoio que temos porque muitas vezes a gente não tem isso dentro de casa, no ambiente familiar. Isso que está acontecendo aqui, que o Governo do Estado está fazendo por nós, nos fortalece e mostra que juntas, somos mais fortes e podemos vencer essa violência que ocorre nós", declarou a dona de casa e moradora do Miracema, Thaiane Duarte.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!