Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-COP30

'Os estados da região Norte precisam ser ouvidos', diz participante de capacitação técnica e política para preparação da COP30

A servidora pública Maria Gabriela Carvalho esteve no encontro promovido pelo Governo do Amapá para debater a conferência do clima, na quinta-feira, 7.

Por Marcelo Guido
09/08/2025 11h00
Maria Gabriela Carvalho participou da oficina promovida pelo Governo do Amapá

O Governo do Estado, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, realizou na quinta-feira, 7, a Oficina Presencial de Capacitação Técnica e Política do Programa Estratégico COP30: Amapá, realizado no Museu Sacaca, em Macapá. Para a servidora pública Maria Gabriela Carvalho, a preparação prévia é determinante para o papel que o estado terá na conferência. 

“A COP30 será, de fato, a COP da Amazônia. Os estados da região Norte precisam ser ouvidos, e chegar preparados para as discussões, com propostas relevantes, é fundamental. Parabenizo os idealizadores por proporcionarem essa experiência", reforçou Maria.

O evento reuniu representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, integrando os esforços estratégicos do Estado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). O objetivo foi fortalecer a atuação institucional do Amapá na agenda climática, promovendo capacitação intersetorial, planejamento estratégico e articulação regional para implementação de ações concretas frente aos desafios ambientais globais. 

Secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou a relevância da iniciativa para a participação qualificada do estado na COP30. “O trabalho que estamos realizando nesta oficina busca tangibilizar a agenda climática. Envolve não apenas o espaço de negociações da COP30, mas também a construção e a visita a projetos que sustentem a presença proativa do Amapá no evento. Cada servidor que participa contribui com sua expertise e sai com uma compreensão mais clara de como a agenda climática permeia sua atuação temática”, reforçou.

Apresentação do Programa

Durante as atividades, especialistas, gestores e técnicos discutiram estratégias para ampliar o protagonismo amazônico nas negociações climáticas, além de consolidar parcerias internacionais e preparar projetos alinhados às exigências de financiamento climático.

Diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva

“Essa capacitação com o ICLEI, organização internacional que apoia o Governo do Amapá na preparação para a COP30, busca nivelar conhecimentos para que todos compreendam o que é a conferência e as consequências de estarmos preparados. Esperamos que parte dos participantes desta oficina esteja presente em Belém, levando propostas concretas que mantenham nossa preservação ambiental e, ao mesmo tempo, apontem caminhos para gerar emprego e renda por meio da pauta climática”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva. 

A oficina foi estruturada em quatro módulos temáticos:

  • As COPs de Clima e o Protagonismo dos Governos Locais na Ação Climática
  • Planejamento e Ação Climática no Amapá: Desafios e Oportunidades
  • Estruturação de Projetos Climáticos Financiáveis
  • O Amapá e a Guiana Francesa na COP30 

Segundo o Governo do Estado, o evento representa um passo decisivo para que o Amapá chegue à COP30 com propostas robustas e articuladas, capazes de atrair investimentos destinados à sustentabilidade e à resiliência climática.

Governo do Estado realiza oficina para servidores públicos

A COP30 terá como foco avançar nas negociações climáticas internacionais, monitorar o cumprimento do Acordo de Paris e estabelecer metas mais ambiciosas para conter o aquecimento global, além de fomentar ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar a adaptação às mudanças climáticas, garantir financiamento para países em desenvolvimento, promover tecnologias de energia renovável e preservar florestas e biodiversidade. 

Sobre o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - é uma associação global de governos locais e subnacionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Presente em mais de 130 países, a entidade influencia políticas públicas, promove parcerias e oferece capacitação para impulsionar ações que tornem as cidades mais sustentáveis e resilientes.

Gestores e convidados participantes

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!