Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

'Festa da Cumeeira': governador Clécio Luís celebra com operários a conclusão do telhado da 2ª etapa do Hospital Regional de Porto Grande

Momento simbólico contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo e Executivo em respeito e reconhecimento ao esforço coletivo aos mais de 100 trabalhadores da obra, que será referência em alta complexidade na região central do Amapá.

Por Winicius Tavares
08/08/2025 10h40
Tradicional festa da cumeeira reúne mais de 100 operários e autoridades no canteiro de obras da unidade hospitalar.

Em clima de gratidão e celebração, o governador Clécio Luís participou, nesta quinta-feira, 7, da tradicional “festa da cumeeira” com mais de 100 operários que trabalham na construção da 2ª etapa do Hospital Regional de Porto Grande. Ao lado de deputados estaduais, vereadores e do prefeito Elielson Moraes, o governador colocou simbolicamente a última telha no ponto mais alto da obra, no terceiro pavimento, marcando a finalização da estrutura principal do telhado.

Governador Clécio Luís coloca simbolicamente a última telha no ponto mais alto da estrutura do Hospital

De origem portuguesa, a tradição simboliza o encerramento de uma etapa importante de uma construção – a montagem da cumeeira, onde se encontram os dois lados do telhado. Muito além de um gesto técnico, o momento representa respeito e reconhecimento ao esforço coletivo dos trabalhadores, além de atrair bons presságios para a continuidade da obra e o futuro do prédio.

“É um gesto de gratidão, de fé. Por isso, viemos aqui agradecer a Deus e celebrar com os trabalhadores. Que Ele abençoe essa obra e o futuro hospital, que vai atender não só Porto Grande, mas também os municípios de Pracuúba, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Pedra Branca e Serra do Navio”, destacou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís discursa durante a cerimônia da cumeeira, destacando o simbolismo do momento

Após um ano de trabalhos intensos, a segunda etapa do prédio já alcança 60% de execução física. A nova estrutura contará com três pavimentos e quatro lajes, somando 167 novos leitos à unidade, que, ao final da obra, terá capacidade total para 195. Com previsão de entrega para março de 2025, o hospital será transformado em uma unidade de alta complexidade, ampliando sua cobertura para além da região central do estado e oferecendo suporte também à capital, Macapá.

A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Grande, Carol Monteiro, agradece pelos investimentos

“Vocês não têm noção da grandeza que é tudo isso. Falar em tomografia, endoscopia... quantas pessoas do nosso município precisaram sair daqui para conseguir um exame desses. Gente que vem lá do Vila Nova, do assentamento do Munguba, e precisa ir até Macapá, muitas vezes sem conseguir voltar no mesmo dia. Agora, com esse hospital, essas famílias poderão ser atendidas aqui mesmo, em Porto Grande. Isso é uma honra, é uma graça muito grande para o nosso município”, disse a presidente da câmara de vereadores de Porto Grande, Carol Monteiro.

Momento de celebração marca o avanço das obras do hospital, que chega a 60% de execução física

A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Alliny Serrão, destacou o avanço da saúde pública com a ampliação do Hospital Regional de Porto Grande, que já é referência na região. Segundo ela, a nova estrutura vai garantir ainda mais qualidade no atendimento à população local e dos municípios vizinhos.

A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Alliny Serrão, acompanha o governador Clécio Luís na vistoria da obra

“A saúde do nosso estado está avançando com responsabilidade, fruto de muito trabalho e compromisso com o bem-estar do povo amapaense. Parabenizo o governador Clécio Luís por mais esse passo importante na construção de um Amapá com mais dignidade e cuidado para todos”, afirmou a parlamentar.

2ª Etapa do Hospital Regional de Porto Grande

A obra já conta com importantes estruturas erguidas, como os setores de internação clínica, cirúrgica, pediátrica e geral, além da UTI neonatal, da área de internação conjunta para mães e recém-nascidos e dos centros de Parto Normal e Terapia Intensiva (CTI). Esses espaços refletem o avanço físico da construção e o cuidado com a distribuição funcional da unidade hospitalar, voltada para atender demandas de média e alta complexidade.

Resultado da política de fortalecimento da rede hospitalar estadual, a obra representa mais um passo no compromisso do Governo do Amapá com a melhoria dos serviços públicos de saúde. Os investimentos somam R$ 54 milhões, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro Estadual.

Com três pavimentos e quatro lajes, hospital avança em ritmo acelerado rumo à entrega prevista para março de 2025
Governador visita as estruturas já erguidas, como as áreas de internação, UTI neonatal e centro cirúrgico
Cerimônia destaca respeito aos trabalhadores e fé no sucesso da obra que vai transformar a saúde da região
Governador Clécio Luís, a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Grande, Carol Monteiro, e o prefeito Elielson Moraes

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!