Governo do Amapá realiza aulão especial da Central do Enem na Escola Josefa Jucileide com foco em Linguagens e Redação, em Macapá
Iniciativa do Governo do Estado fortalece a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Enem e o Saeb.

Para reforçar a preparação dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 7, um aulão especial da Central do Enem na Escola Estadual Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança, em Macapá.
A atividade é parte da nova estratégia da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para ampliar o alcance do projeto, levando os conteúdos diretamente para escolas que não são polos da Central. Nesta edição, os estudantes participaram de duas horas de aula para cada disciplina, com foco em Linguagens e Redação.

“Essa aula especial da Central do Enem é voltada para escolas que não são polo. Algumas já nos procuraram para que levássemos o projeto até dentro da escola. Com o crescimento da iniciativa, criamos essas aulas especiais para alcançar quem ainda não era beneficiado. É um passo importante para preparar nossos estudantes para o Enem e o Saeb”, explicou o coordenador da Central do Enem, Riley Tenório.
As aulas foram ministradas por professores do quadro da Central do Enem, que compartilham conteúdos estratégicos, orientações para a produção textual e dicas para melhorar o desempenho nas provas. A atividade também busca fortalecer a base dos estudantes para o Saeb, contribuindo com os indicadores de qualidade da educação no estado.

“É um imenso prazer fazer esse trabalho na Escola Josefa Jucileide. A Central do Enem consegue alcançar escolas que antes não tinham acesso. Muitos alunos não sabem nem como encarar a prova. Nosso trabalho é direcioná-los para que façam uma excelente redação, estejam calmos e utilizem tudo que aprenderam. Hoje trouxemos muitas dicas e os conteúdos que mais caem, para prepará-los com confiança”, afirmou a professora Ilane Leite, que ministrou a aula de Linguagens.
A ação faz parte de um calendário especial de aulões que ocorrerá todas as quintas-feiras até outubro, contemplando diferentes escolas da rede estadual de ensino. A proposta é descentralizar o projeto, oferecendo mais oportunidades de aprendizagem para alunos do interior e da capital.
Para a estudante Marina Queiroz de 19 anos, do terceiro ano do ensino médio a iniciativa é importante para entender como funciona a prova. "No início do ensino médio, eu não tinha consciência de como era. Agora sei quantas questões são, quanto tempo temos e como organizar meu tempo. Redação e confiança são os pontos principais para mim. Espero que esse projeto continue, porque ajuda muito quem, como eu, sonha com uma vaga na universidade”, compartilhou a estudante, que se prepara para o curso de Medicina com o sonho de ser neurocirurgiã.

Central do Enem: uma política de valorização da educação
A Central do Enem é uma das políticas públicas de educação do Governo do Amapá voltadas ao acesso ao ensino superior e à valorização da trajetória escolar dos estudantes. Com ações como essa, a Seed busca garantir uma preparação mais justa, inclusiva e alinhada às necessidades dos alunos da rede estadual.
É uma ferramenta de apoio também aos professores que acompanham os alunos regularmente, visto que esses professores têm muitas atividades durante o ano. Com isso, o projeto, então, vem com aulas mais direcionadas aos temas e tópicos mais cobrados nas provas, ministrando aulas por área de conhecimento, conforme exigido pelo Exame.
Em 2024, a Central do Enem mobilizou mais de 6 mil estudantes em 14 escolas-polo de Macapá e Santana. O projeto oferece aulas intensivas, materiais didáticos exclusivos e eventos como o Aulão Show, que reuniu milhares de alunos no Estádio Zerão.
Resultados do programa
O impacto da Central do Enem ficou evidente com o desempenho dos alunos no Enem 2024. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 1,5 mil estudantes da rede estadual obtiveram médias acima de 900 pontos na redação. Além disso, 2 alunos alcançaram pontuações de 980 pontos, e 23 tiveram notas de 950 pontos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!