Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Entregue pelo Governo do Amapá, Escola Estadual Ruth Bezerra tem mais de quatro décadas formando gerações na Zona Norte de Macapá

Fundada em 1983, unidade foi totalmente revitalizada e se torna a 24ª escola entregue pelo Governo do Amapá desde 2023.

Por Breno Pantoja
07/08/2025 08h00
Com mais de 40 anos de história a instituição foi entregue completamente revitalizada pelo Governo do Amapá

A Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, localizada no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá, é um símbolo de resistência e transformação para milhares de famílias amapaenses. Com mais de 40 anos de história, a unidade foi completamente revitalizada pelo Governo do Amapá e entregue à comunidade na segunda-feira, 4. A entrega marca a 24ª escola inaugurada pela atual gestão desde 2023.

‘Não é só um novo prédio, é escola de verdade para oferecer o melhor ensino’, celebra governador Clécio Luís ao entregar a 24ª unidade da gestão

Fundada em 9 de setembro de 1983, a escola leva o nome de uma das educadoras mais respeitadas do antigo Território Federal do Amapá, a professora Ruth de Almeida Bezerra. Desde sua criação, tornou-se referência para o ensino público na região e parte essencial da identidade da comunidade local.

A unidade começou atendendo turmas da pré-escola à 4ª série, com cerca de 160 alunos. Em 1987, passou a ofertar do 5º ao 8º ano e, nos anos 1990, implantou o curso de Formação de Professores. A primeira diretora foi a professora Rosalina Sabóia, que coordenou os primeiros passos dessa trajetória de ensino e compromisso social.

Edna Picanço, de 60 anos, entrou na escola em 1995

Quem viu de perto essa evolução reconhece o impacto da nova estrutura. Edna Picanço, de 60 anos, entrou na escola em 1995 como merendeira e hoje trabalha na portaria.

“Naquela época era tudo muito precário. As salas não eram confortáveis, a cozinha não era adequada. A gente passava uma tinta aqui, outra ali, mas tudo era improvisado. Hoje temos uma cozinha tematizada, uma quadra muito bonita, salas climatizadas. Essa escola é minha segunda casa. Me sinto feliz de ver essa transformação”, compartilha Edna, emocionada.

Mais do que um prédio, a escola é memória viva de gerações. Muitos pais que hoje matriculam seus filhos ali também foram alunos da Ruth Bezerra. “A comunidade vai aceitar muito bem essa revitalização. Nossos filhos vão estudar com mais dignidade, conforto e segurança. Agora é cuidar, ensinar, orientar e manter tudo isso lindo como está”, reforça a servidora.

Governo do Amapá celebra volta às aulas do segundo semestre com entrega da Escola Estadual Ruth Bezerra, na Zona Norte de Macapá

A nova estrutura atende atualmente 1.274 estudantes nos turnos da manhã, tarde e noite, e, com a reforma, está preparada para receber até 2 mil alunos. São 18 salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, sala de matemática, refeitório, quadra coberta, sala do AEE, coordenação pedagógica, mini auditório e áreas de convivência. A obra também modernizou o sistema elétrico e hidrossanitário e garantiu acessibilidade.

Maria Silvia, 64 anos, que trabalha na escola desde 2011

Para Maria Silvia, 64 anos, que trabalha na escola desde 2011 e já atuou na biblioteca, o novo prédio representa um sonho concretizado. “A gente fazia reforço com os alunos nos intervalos, criava jogos, dinâmicas, era uma troca linda. Essa escola sempre foi muito importante, ainda mais num bairro carente. Muitos alunos que passaram por aqui hoje são advogados, professores, até diretores. Aqui é uma fábrica de cidadãos”, afirma a servidora.

Maria lembra que, por muitos anos, a comunidade aguardava a reforma. “Os gestores pediam, mas não eram atendidos. Era só promessa. Agora é realidade. A melhoria foi total, da recepção à cozinha, das salas ao refeitório. A escola está linda e vai atrair ainda mais alunos”, completa Maria.

Cerimônia marcou a entrega da escola também destacou a importância social da instituição para a comunidade do São Lázaro

Legado que inspira

A patrona da escola, professora Ruth de Almeida Bezerra, nasceu em 18 de dezembro de 1933 em Belém (PA) filha de Alexandre Ferreira de Almeida e Maria Miranda de Almeida. Cursou o ensino primário no Instituto Sinai e o ciclo normal no Instituto de Educação do Pará, formando-se como professora primária em 1949.

Ingressou no magistério do Território Federal do Amapá com apenas 17 anos e, por mais de 30 anos, dedicou sua vida à educação. Buscando constante aperfeiçoamento, realizou cursos como Nutrição Escolar (1956), Supervisão do Ensino Primário, Especialização em Linguagem (1965), Administração Escolar, Legislação do Ensino, Didática para Diretores (1970) e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Supervisão Escolar (1976–1977).

Ruth se aposentou em 1982 e faleceu no mesmo ano, mas seu legado permanece vivo nas salas de aula, nos corredores e nas histórias de cada aluno e profissional que passam pela escola que leva seu nome. 

Professoras Ruth de Almeida Bezerra e Osvaldina Ferreira da Silva, na cerimônia na colação de grau da 1ª turma de Administração no antigo CCA, em 1969

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação