‘Quero fazer uma feira dos produtos do Brasil em Kourou’, diz prefeito de cidade guianense em visita à Feira Internacional de Oiapoque
François Ringuet celebrou o evento estratégico realizado pelo Governo do Estado e Sebrae-AP, que atraiu 10 mil visitantes e visou fortalecer a cooperação econômica entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Com público estimado em 10 mil visitantes da Guiana Francesa e de diversos lugares do mundo, a Feira Internacional de Oiapoque encerrou neste domingo, 3. Promovido pelo Governo do Amapá em parceria com o Serviço de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), o evento de quatro dias foi um sucesso e fortaleceu os laços comerciais entre o país vizinho. Durante a programação, o prefeito da cidade de Kourou (GF), François Ringuet, comentou a intenção de organizar uma feira voltada a produtos brasileiros em solo francês.
“Para mim, esse evento é muito importante, porque estamos falando da cooperação, e essa é a primeira parte do projeto. Como podemos ver temos produtos da Guiana Francesa e do Brasil aqui e tudo isso junto dá um plano binacional entre os países. Meu sonho é fazer esse time de organização avançar e agora pretendo realizar uma feira dos produtos brasileiros em Kourou”, revelou o prefeito.
Como um corredor estratégico de prospecção comercial, a feira também contou com especialistas na área de conselhos e facilitação de parcerias. Um deles foi o CEO da empresa HD Line Internacional, Daniel Ho Kong Kin, que esteve presente no evento junto à filha Johanna Kin. Ambos conheceram todos os estandes por duas vezes.

“Esse é um momento oportuno de mostrar os produtos do Amapá e os da Guiana. Penso que esse evento seja positivo porque fortalece essa relação econômica. Tenho minha empresa de conselho e mediação da cooperação entre os parceiros dos dois lados, então, qualquer pessoa que tenha uma empresa que queira vender os seus produtos na Guiana, eu ajudo no projeto de cooperação, visualizando estratégias de parcerias entre o Brasil e França”, explicou o empresário.
Evento contou com 60 estandes representando diversos setores, desde a gastronomia, indústria, comércio, serviços, artesanato, moda autoral, economia criativa, inovação e turismo. Além disso, houve presença de artistas locais, internacionais e apresentações culturais amapaenses.
Feira Internacional de Oiapoque
A Feira Internacional de Oiapoque é fruto de uma articulação que envolve, além do Sebrae-AP, Agência Amapá e Governo do Estado, parceiros como a Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Senac e Sindetur-AP.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!