Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS 2025

Governador Clécio Luís lança campanha 'Amapá Por Todas Elas' com ações simbólicas e concretas de enfrentamento à violência contra a mulher

Programação conta com campanhas educativas e Operação Shamar com cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de medidas protetivas em todo o Amapá.

Por Fabiana Figueiredo
01/08/2025 08h00
Palácio do Setentrião conta com Sala Lilás para atendimento ao público feminino em vulnerabilidade

A caravana de veículos da segurança pública e o acender das luzes lilás no Palácio do Setentrião, nesta sexta-feira, 1º de agosto, em Macapá, marcaram o lançamento oficial da Campanha “Amapá por Todas Elas”, iniciativa do Governo do Estado em referência ao Agosto Lilás. O enfrentamento da violência contra a mulher no Amapá contará com campanhas educativas e efetivas, integradas com diversos órgãos.

Governador Clécio Luís, no lançamento da campanha ’Amapá Por Todas Elas’

“Hoje a gente começa um mês intenso de combate à todo tipo de violência contra a mulher, seja física, psicológica, patrimonial e os assédios. Faremos ações simbólicas, como a iluminação do Palácio e de outros prédios públicos, mas também teremos ações pedagógicas e concretas, de prevenção e repressão a esses crimes”, afirmou o governador Clécio Luís.

Palácio do Setentrião foi iluminado com a cor lilás em alusão à campanha contra a violência praticada contra mulheres

No Amapá, uma ocorrência de violência contra a mulher é registrada a cada 1 hora e 48 minutos. Para enfrentar esses índices, o Governo do Estado adotou este ano iniciativas como a instalação do Box Lilás, onde mulheres tem atendimento imediato e humanizado por meio da central do 190, e a operação Shamar, ação nacional de cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de medidas protetivas de urgência em defesa da vida das mulheres.

Delegada Marina Guimarães, coordenadora da Operação Shamar no Amapá

“A operação intensifica as ações repressivas e preventivas e o Governo do Amapá abraçou a iniciativa para termos mais êxito em cada ação. Todos os órgãos estão envolvidos no acolhimento dessa mulher que precisa buscar apoio. Atuamos juntos para que acabe essa masculinidade que agride e machuca. A força do homem não foi feita para agredir, foi feita para abraçar e proteger”, citou a coordenadora da Operação Shamar no Amapá, delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.

Durante o evento, também foi iniciada a Caravana da Mulher, que percorrerá municípios como Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Macapá com ações educativas, rodas de conversa, blitzes informativas e palestras em escolas e comunidades.

Priscilla Flores, primeira-dama do Estado, conduziu o acender das luzes lilás no Palácio do Setentrião

“Quando uma mulher é violentada, todas nós 'sangramos'. Reafirmamos o compromisso de construir um estado onde ser mulher não seja sinônimo de medo, de dor ou de silenciamento. Essa campanha não é apenas uma ação institucional, é um grito coletivo por aquelas que sofrem caladas. Não aceitaremos que a violência continue se escondendo atrás de muros, desculpas ou silêncios”, destacou a primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.

Nesta sexta-feira, foi inaugurada ainda a Sala Lilás dentro do Palácio do Setentrião, como ponto de apoio a mulheres jovens e adultas, com ouvidoria da mulher, atendimento psicológico e orientações para romper o ciclo da violência. Na oportunidade, o governador anunciou que deve inaugurar ainda em agosto, na capital, a Casa da Mulher Brasileira, construída com recursos da deputada federal Aline Gurgel e do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.

A programação conta ainda com o evento "Eles por Elas" no dia 7 de agosto, com ações pedagógicas voltadas para o público masculino, e o "Elas nas escolas", levando informações importantes para as instituições de ensino do estado.

As atividades fazem parte de um esforço integrado com foco na prevenção e repressão qualificada à violência contra a mulher, com participação ativa das forças de segurança, sistema de Justiça e órgãos da rede de proteção.

Governo do Estado lança a campanha ’Amapá Por Todas Elas’, no Palácio do Setentrião
Campanha ’Amapá Por Todas Elas’ foi apresentada no Palácio do Setentrião
Caravana com carreata de veículos da segurança pública mostrou união das instituições no enfrentamento da violência contra as mulheres

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!