Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Moradores do Residencial Macapaba recebem certificado de curso sobre TDAH, realizado pelo Governo do Estado

Os participantes estão aptos a identificar os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e fazer o diagnóstico em crianças e adultos.

Por Ana Anspach
29/07/2025 14h55
Vinte moradores do Residencial Macapaba fizeram curso sobre TDAH

Após cinco dias do curso “Compreendendo o TDAH Teórico e Prático”, ofertado pelo Governo do Amapá, e 30 horas de estudos, 20 moradores do Residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá, foram certificados e estão aptos a acolher e utilizar ferramentas que auxiliem as pessoas que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).  

A capacitação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e a empresa Híbrida. O encerramento aconteceu na Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes.

A capacitação utilizou atividades teóricas e práticas

Com o intuito de identificar os sintomas característicos do transtorno, que se apresentam principalmente nas áreas da atenção e do controle de atividade motora e dos impulsos, a capacitação utilizou recursos como leituras, vídeos, atividades teóricas e práticas.

De acordo com a psicóloga e palestrante, Cilene Lobo, todos nós temos algum grau de desatenção, hiperatividade ou impulsividade, mas quando são em níveis extremos, como no caso dos portadores do TDAH, há prejuízos e dificuldades importantes na rotina de quem vivencia os sintomas.  

Psicóloga e palestrante, Cilene Lobo

“O TDAH representa uma variedade de condições de saúde mental neurobiológicas que afeta a capacidade de atenção, o controle da impulsividade e a regulação da atividade motora. Pessoas com TDAH costumam ter dificuldade em manter o foco em tarefas, serem distraídas, inquietas e agir impulsivamente. Isso pode impactar a vida escolar, profissional, social e familiar”, frisou a psicóloga.

Além de definir as características, os diferentes tipos, e como o transtorno se manifesta nas diversas faixas etárias, a capacitação aborda como criar um ambiente de apoio para indivíduos com TDAH, incluindo técnicas de manejo comportamental.

Karla Alencar, de 37 anos, é técnica de análises clínicas. Ela ficou tão interessada em participar do curso, que por não ter com quem deixar a filha a filha Karen, de 1 ano e 3 meses, a levou todos os dias para a capacitação.

Karla Alencar, participou do curso com a filha Karen, de 1 ano e 3 meses

“Esse é o terceiro curso que participo aqui, no Residencial, e é um privilégio poder estudar praticamente sem ter que sair de casa. Tenho um sobrinho adolescente que tem TDAH e vi a oportunidade de ajudar, não só a ele, mas um número maior de pessoas. Além disso, é gratificante adquirir mais conhecimento como forma de transformação pessoal e social, aplicando o que aprendemos para o bem”, observou Karla.

O representante da Sehab, Victor Viegas, destacou que o Governo do Amapá trabalha pela inclusão, promovendo políticas e programas que visam garantir a participação plena e efetiva de todos na sociedade.

“O objetivo das capacitações que estão sendo realizadas no Macapaba, é proporcionar conhecimento para que ele seja compartilhado com os moradores do residencial. A ideia é contribuir para que a sociedade seja mais justa, e que todos tenham a oportunidade de participar plenamente”, ressaltou Viegas.

Representante da Sehab, Victor Viegas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!