‘São marcas que contam nossa história’, diz artista sobre elementos culturais presentes na Escola Murilo Braga, entregue pelo Governo do Amapá
Marilda Navegantes, de 50 anos, coordenadora da equipe de arte Karipuna da Secretaria de Estado da Educação (Seed), celebra arte na unidade educacional de Mazagão.

A Escola Estadual Dr. Murilo Braga, no município de Mazagão, será entregue pelo governador Clécio Luís nesta terça-feira, 29. A reconstrução da unidade pelo Governo do Amapá marca mais um avanço na valorização da educação pública e, como retrato do fortalecimento das identidades culturais presentes na região, a estrutura ganhou uma identidade visual inspirada na arte indígena do artista Caripoune Yermollay, que remetem às narrativas imaginárias do povo Karipuna. A pintura foi coordenada pela artista Marilda Navegantes, de 50 anos.
“Foi um trabalho feito por uma equipe de 12 pessoas. São marcas regionais que contam nossa história. A ideia foi trazer essa característica forte que carregamos no Amapá e os Karipuna têm todos esses traçados que agora estão presentes em nosso ambiente, desde a biblioteca até a quadra de esporte. E tudo faz um diferencial porque deixa o espaço escolar ambientado para os alunos, além de ser um reconhecimento do Governo do Estado para o nosso trabalho” explicou Marilda, que também é coordenadora da equipe Karipuna da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Além das marcas de Yermollay, na entrada da escola também há um mural simbólico que integra as culturas indígena, ribeirinha e afro-brasileira. Do lado direito, há desenho de uma urna e grafismo do povo originário Maracá; além de uma Açucena, que dançam e cantam o Marabaixo, autêntica manifestação cultural amapaense de origem africana; e as copas dos açaizeiros, um dos principais alimentos da comunidade.
E sob as águas escuras do Rio Amazonas, ao meio, a obra expõe um catraio que simboliza a vida dos pesqueiros, e as fitas coloridas no mastro já integram o lado esquerdo que representa a história da festividade de São Tiago, com elementos como a Igreja Matriz e o cavalo de batalha. Além disso, nas extremidades também estão as caixas de marabaixo e marcas maracás.

Emocionado ao ver a escola nos últimos ajustes para ser entregue, o vereador de Mazagão, Zé Roberto, de 42 anos, relembrou a época em que estudava na instituição e revelou que, por ser a primeira construção de ensino do município, já apresentava condições precárias que precisavam de reparos.
“Fico feliz de ver o lugar onde passei parte da minha vida desde pequeno ser reconstruído. Foi minha primeira escola, tive muitas lembranças boas daqui e bons professores, mas a estrutura já precisava de uma boa reforma. E agora tivemos uma reconstrução que ficou excelente, é ganho para a comunidade”, relatou o ex-aluno e parlamentar.

Segundo o diretor da unidade escolar, Walmir Sobral, a escola tem 73 anos e, desde sua fundação, nunca teve uma reforma. Além disso, reforçou que a reconstrução vai contribuir com o melhor ensino dos alunos e que a comunidade aguarda ansiosa para a entrega pelo Governo do Amapá.

“Vai ser um momento especial, agradecemos ao governador do Amapá, Clécio Luís, pela entrega dessa belíssima obra, que irá contribuir muito com a educação do nosso município. Nunca havia tido uma reforma, e foi tudo demolido para ser feita uma escola cem por cento nova e moderna, só temos a agradecer ao nosso Governo do Estado por essa conquista”, concluiu o diretor.
O secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), David Covre, explicou que a reestruturação da escola agora apresenta ambientes ampliados e modernos para os alunos, técnicos e docentes da instituição.

"Como a estrutura era muito antiga, a escola foi reconstruída do zero e com isso houve vários espaços de ampliação, desde as salas de aulas, laboratórios, auditório, além da construção de novos ambientes. Foi desafiador porque o espaço é muito grande, é um quarteirão inteiro e esse lugar está na memória de todas as pessoas de Mazagão, vai ser uma grande entrega", afirmou Covre.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!