'Acordei na sala vermelha com suporte médico, escuta e apoio humanizado', diz paciente do Zera Fila após cirurgia ortopédica
Paciente Erick Souza, de 43 anos, é um dos beneficiados pelo programa que realizou 4.376 cirurgias eletivas de dezembro de 2024 até 15 de julho deste ano.

O primeiro semestre de 2025 marca um avanço significativo na saúde pública do Amapá, com os resultados do programa Zera Fila, do Governo do Estado. De dezembro de 2024 até 15 de julho deste ano, foram realizadas 4.376 cirurgias eletivas, com uma média de 600 procedimentos por mês, número três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Por trás dos números, estão histórias de superação e acolhimento, e uma delas é a do Erick Souza, de 43 anos, morador de Mazagão. Após um acidente, ele precisou de uma cirurgia ortopédica e foi atendido pelo programa.

“Foi a primeira vez que fui atendido pelo SUS, e o tratamento foi de excelência. A velocidade da cirurgia foi incrível. Acordei na sala vermelha com todo o suporte médico, com humanização, escuta e apoio. Os médicos me disseram que eu sou um milagre, estou vivo, e estou aqui, para contar isso”, relata emocionado.
Erick também ressalta o acolhimento que recebe pela equipe de multiprofissionais, que fazem questão de mostrar o quanto estão preparados para honrar a profissão que escolheram.
"Cada profissional tem o prazer de cuidar dos pacientes, isso torna o ambiente tão acolhedor, no momento que estamos fragilizados e muitas vezes traumatizados pelo acidente", reforça.

Outro beneficiado pelo programa é Coreolan Pimentel, de 59 anos. No dia 9 de junho, ele sofreu um acidente de moto na Rodovia Norte-Sul, em Macapá, e fraturou a perna. Desde então, já passou por duas cirurgias.
“Foi tudo muito bem feito, com uma equipe de multiprofissionais que me deu todo o suporte. A operação foi rápida e fui muito bem acolhido. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado”, afirma.

A iniciativa é gerida em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e os atendimentos ocorrem no Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá.
Com a ampliação do Zera Fila, milhares de amapaenses que aguardavam há anos por cirurgias e atendimentos especializados têm agora a oportunidade de recomeçar com mais dignidade e qualidade de vida. O programa simboliza mais que eficiência: representa cuidado, escuta e valorização da vida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!