Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO FLUVIAL

'Representa dignidade e segurança aos usuários', destaca governador Clécio Luís na entrega do novo Terminal Hidroviário Hercílio Mescouto, em Macapá

Espaço, que recebeu o nome de um dos pioneiros da engenharia urbana no estado, integra o Píer 2, do Trapiche Santa Inês, na orla da capital.

Por Rodrigo Juarez
24/07/2025 19h40
Governador Clécio Luís e autoridades presentes durante o ato de descerramento das placas de inauguração e homenagem

Como parte da política de desenvolvimento do Amapá, o governador Clécio Luís inaugurou nesta quinta-feira, 24, o novo Terminal Hidroviário do estado, denominado engenheiro Hercílio da Luz Mescouto, que integra o Píer 2 do Trapiche Santa Inês, em Macapá, oferecendo mais mobilidade e atendimento digno para população.
 
O espaço, às margens do Rio Amazonas na orla da capital, foi totalmente reestruturado para atender passageiros e empresas de transporte fluvial e de cargas, seguindo os padrões determinados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), priorizando segurança, conforto e funcionalidade para os usuários.

Governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a importância histórica e popular do Trapiche Santa Inês que agora abriga o Terminal Hidroviário Eng. Hercílio Mescouto

“Hoje é um marco histórico para todos que usam o transporte fluvial para se deslocar pelo Rio Amazonas de Macapá, do Amapá, para as ilhas e cidades do Pará, como Afuá e Chaves, no qual temos grande relação econômica e histórica, de onde muitos de nós amapaenses vieram, como minha mãe e tantos pioneiros. Estamos entregando um espaço qualificado, estruturado e adequado para os passageiros e para as empresas que desenvolvem suas atividades, com viagens e transporte de mercadorias da orla da capital, agora em um lugar que será referência e representa conforto, dignidade e segurança. Estou muito feliz com mais está importante realização do nosso governo”, destacou o governador Clécio Luís, que aproveitou para anunciar a construção de um monumento para celebrar a amizade entre Macapá e Afuá, Amapá e Pará.  

Novo Terminal Hidroviário de Macapá conta com passarela coberta com telhas contra a propagação do calor

A obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e que recebeu investimento de mais de R$ 2,6 milhões em recursos do Tesouro Estadual, conta com sala de espera, quatro bilheterias, acessibilidade com pisos tátil direcional e rampas de acesso, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, lanchonete, iluminação total do espaço em LED, passarela coberta com telhas que ajudam na proteção contra a propagação do calor, área externa com muretas de proteção, estacionamento rotativo, paisagismo e áreas de convivência.

“É uma alegria imensa estar aqui, e participar deste grande momento. Quero agradecer ao governador Clécio, por esta importante obra para nossa região, parabéns a toda equipe pelo belíssimo projeto. Mais um sonho realizado dos amapaenses, dos afuaenses, que passam a ter mais comodidade, mais segurança para suas viagens, a partir deste lindo terminal, que não deixa de ser também, um novo ponto turístico, que vai agregar famílias em passeios pela orla de Macapá”, enalteceu o prefeito de Afuá, Sandro Cunha, que acompanhado do ex-prefeito Mazinho Salomão, foram autoridades convidadas para inauguração.

Prefeito de Afuá-PA, Sandro Cunha ressaltou a funcionalidade da obra que passa a atender também viajantes do Pará no Amapá

Também participaram do momento, o senador Randolfe Rodrigues, deputados estaduais, vereadores de Macapá, secretários do Governo do Estado e empresários do setor fluvial.

O Terminal Hidroviário Hercílio da Luz Mescouto, que garante uma infraestrutura adequada para o comércio fluvial entre Macapá e ilhas e cidades ribeirinhas do Pará, vizinhos do Amapá, faz parte do plano de gestão do governador Clécio Luís e fortalece setores estratégicos como transporte, turismo, economia e geração de empregos.

Homenagem

O novo Terminal Hidroviário de Macapá recebeu o nome de Hercílio da Luz Mescouto, engenheiro civil e urbanista, que faleceu em 2024, através da Lei Estadual de autoria do deputado Roberto Góes, em reconhecimento ao legado deixado de desenvolvimento urbano e social para o Amapá,   

Nascido em Bragança, no Pará, Hercílio Mescouto chegou ao Amapá em 1971, onde se estabeleceu como profissional atuando na construção do Quartel “Plácido de Castro” da Polícia Militar (PM), do 3º Pavimento do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), do Hospital de Emergências de Macapá e do prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além de outros importantes projetos que transformaram a capital e outros municípios do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!