Ciência e cultura: Planetário Móvel do Governo do Amapá é atração na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
O instrumento promove o conhecimento em astronomia de forma interativa, acessível e lúdica, aproximando estudantes da ciência com experiências educativas.

Unindo tradição, tecnologia e cultura, o Governo do Estado promove durante seis dias, o Planetário Móvel nas festividades de São Tiago. A ação iniciou na segunda-feira, 21, e segue até sábado, 26. A ação chamou a atenção de crianças, jovens e adultos, proporcionando uma experiência educativa e interativa sobre astronomia. A ação busca promover conhecimento, cidadania, bem-estar e inclusão social.
O projeto entra para um segunda fase na sua atuação nas escolas estaduais. A iniciativa será adaptada conforme o que cada escola está desenvolvendo ao longo do ano em suas programações e reuniões pedagógicas, quais temas e conteúdos podem ser melhor abordados com o apoio do planetário. Eles usam isso para definir quais filmes e simulações serão exibidos.

"A proposta é estimular a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, contribuindo para um ensino mais dinâmico e conectado com o mundo atual. A expectativa é que o Planetário Móvel percorra outros municípios ao longo do ano, promovendo uma verdadeira viagem pelo conhecimento astronômico para milhares de crianças e adolescentes", frisou Uriel Bastos, assessor técnico da Setec.

A passeio no município, para conhecer junto à família a festividade de São Tiago, João Miguel, de 10 anos, visitou o Planetário Móvel. Encantado com a ação, ele mencionou que conheceu mais sobre o universo.
“Eu achei muito legal estar dentro do planetário móvel. Fiquei um pouco assustado por ser escuro, mas quando começaram os vídeos realistas, fiquei muito feliz”, disse animado.

As sessões oferecidas seguem os princípios da Nova Educação, integrando conteúdos científicos com temas transversais com diversidade e inclusão.
O objetivo é incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula. A ideia é que experiências como essa ajudem a melhorar a qualidade do ensino, refletindo, inclusive, em índices como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Não diretamente, mas fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem que pode resultar na melhoria desses indicadores.
O projeto 'Astronomia no Meio do Mundo', faz parte das ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) e do Plano de gestão do Governo do Amapá, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!