Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Governo do Amapá vai ampliar acesso ao esporte para pessoas surdas com atividades adaptadas

Parceria entre as Secretarias de Estado do Desporto e Lazer e Educação vai beneficiar estudantes do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS)

Por Sharlot Sandim
24/07/2025 15h45
Parceria entre as Secretarias de Desporto e Lazer e Educação vai beneficiar estudantes do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS)

O Governo do Amapá prepara uma nova iniciativa voltada à inclusão de pessoas surdas por meio do esporte. A proposta prevê a oferta de atividades esportivas adaptadas no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, a partir do segundo semestre de 2025, com participação dos alunos do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Em reunião realizada na quarta-feira, 23 de julho, no CAS, representantes da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Seed alinharam os detalhes da parceria e discutiram estratégias para garantir que as atividades contem com estrutura adequada e profissionais preparados para atender os estudantes.

“Acreditamos na potência da inclusão por meio do esporte. Essa parceria vai garantir não apenas atividade física, mas autoestima, socialização e novas oportunidades para os nossos estudantes surdos”, afirmou a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

O CAS é referência no atendimento educacional especializado de estudantes surdos da rede pública estadual. O centro atua com foco na valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na promoção de um ambiente escolar acessível e inclusivo. A proposta agora é expandir esse cuidado para o universo esportivo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Paralímpico, Rodrigo Ikegami, a ação reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à equidade. “Nosso compromisso é garantir políticas públicas de esporte e lazer realmente acessíveis. A presença dos alunos do CAS no Avertino Ramos será um passo importante para tornar o esporte cada vez mais inclusivo no Amapá”, destacou.

A parceria entre as pastas prevê a realização de encontros semanais com acompanhamento de profissionais capacitados e suporte técnico adequado. O uso regular do ginásio Avertino Ramos será destinado exclusivamente para as turmas do CAS, respeitando as necessidades específicas dos estudantes e promovendo um ambiente acolhedor e estimulante.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!