Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá institui setor administrativo para gestão de armamentos, munições e acessórios no Iapen

A portaria que cria a nova sessão designa todas as diretrizes, composição, competências e normativas da esfera, que não acrescenta ônus ao Estado.

Por Weverton Façanha
23/07/2025 16h33
As ações fazem parte da reestruturação e modernização administrativa do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá

O Governo do Estado instituiu na terça-feira, 22, a Divisão de Armamento e Tiro (DAT), na esfera da Escola de Administração Penitenciária do Amapá (Esap). A criação do setor tem finalidade de planejar, controlar e assessorar tecnicamente as atividades relacionadas à gestão de armamentos, munições e acessórios e estabelecer procedimentos, parâmetros e diretrizes para o uso e manuseio de armas de fogo em ações educacionais. 

As ações fazem parte da reestruturação e modernização administrativa do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A Portaria nº 297, que institui a nova sessão designa todas as diretrizes, composição, competências e normativas do setor.

“Organizar e colocar novos setores dentro da administração pública são essenciais para obtermos resultados positivos. Esse novo espaço administrativo no Iapen certamente trará mais autonomia ao órgão público”, destacou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Daniel Marsili.

Secretário da Sejusp, Daniel Marsili (segundo da esquerda para direita), acompanhado do coordenador do Ciop, delegado Ederson Martel e do diretor adjunto do Iapen, Cezar Delmondes

Dentro dos procedimentos também será responsabilidade da DAT, o auxílio nos processos administrativos, inclusive de compra, relacionados à posse e ao porte funcional de arma de fogo e munições, bem como na previsão de consumo e substituição de munições operacionais e de treinamento.

Diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes, (à esquerda), acompanhado do diretor adjunto do Iapen, Cezar Delmondes

“A criação do setor vai padronizar e regulamentar as atividades relacionadas à instrução, treinamento e controle de armamento e tiro. A medida aponta também para a qualificação do processo e a gestão de recursos bélicos e fortalece a atuação institucional com base nos princípios da legalidade, eficiência, segurança e responsabilidade administrativa”, disse o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes.

Para marcar o momento de implementação da portaria administrativa, que não gera ônus para o estado, estiveram presentes o diretor adjunto do Iapen, Cezar Delmondes, o coordenador de Inteligência e Operações da Sejusp, delegado Ederson Martel e policiais penais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!