Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Em Mazagão Velho, governador Clécio Luís articula com Amazônia Bio a instalação de nova indústria sustentável de açaí no Amapá

Parceria firmada no Palácio Rio Mutuacá prevê instalação de fábrica, geração de empregos e fortalecimento da agricultura familiar local.

Por Winicius Tavares
22/07/2025 15h30
Governador Clécio Luís recebe representantes da Amazônia Bio no Palácio Rio Mutuacá, Mazagão Velho

Na primeira agenda institucional no Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho, o governador Clécio Luís recebeu, na segunda-feira, 21, representantes da Amazônia Bio, empresa brasileira especializada na industrialização de frutas da Amazônia e que exporta para mais de 30 países.

A companhia anunciou o início das operações no Amapá com a aquisição de uma fábrica no estado e a previsão de processar 2,4 toneladas de açaí já no segundo semestre de 2025. A unidade contará com a parceria do Governo do Estado para incentivar a produção local.

“É um modelo sustentável de produção e industrialização de frutas. O açaí é o carro-chefe, mas não é só ele; outras frutas também farão parte desse processo. Ou seja, é mais uma indústria se implantando aqui no Amapá. Se Deus quiser, vai dar certo. Vai receber toda a nossa atenção, todo o nosso apoio para que se consolide, gere emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou o governador Clécio Luís.

Equipe da Amazônia Bio com o governador Clécio Luís, durante visita ao Palácio Rio Mutuacá

A proposta é que os residentes do Assentamento Maracá, em Mazagão, forneçam o fruto para a produção da empresa, fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda para a comunidade, com a criação de 50 empregos diretos.

“É uma grande parceria que vem para desenvolver e melhorar a qualidade de vida do nosso povo, uma das nossas principais preocupações”, destacou o presidente da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (Atexma), Rogério Chucre.

Além disso, a empresa foi convidada a integrar o Parque Tecnológico do Amapá, localizado no antigo Macapá Hotel, na Orla de Macapá, promovendo a integração entre inovação e sustentabilidade.

“Quero agradecer e destacar o papel importante da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Me senti muito bem acolhido e admiro a receptividade, o amor e o profissionalismo do pessoal aqui do Amapá. Já me sinto praticamente cidadão do estado”, declarou o fundador da Amazônia Bio, Felipe Franzina.

Governador Clécio Luís com Felipe Franzina, fundador da Amazônia Bio, celebrando a parceria para implantação da nova indústria de açaí no estado

Presente no encontro, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que o Amapá é o lugar ideal para investir em produção e na geração de empregos sustentáveis junto às comunidades locais.

“É o melhor endereço do planeta, que tem também o melhor açaí. Aqui é um celeiro para negócios, especialmente para empresários que vêm para cá gerar emprego com o nosso povo. Isso é desenvolvimento ético e sustentável”, ressaltou o senador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!