Nova UTI pediátrica do Hospital da Criança e Adolescente começa a receber pacientes
Unidade intensiva conta com 16 leitos, sendo dois de isolamento; a maioria são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou que estão no pós-operatório de cirurgias.

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, iniciou a transferência de bebês para a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica entregue pelo Governo do Amapá no início de julho. A maioria dos casos são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou que estão no pós-operatório de cirurgias.
A nova estrutura conta com 16 leitos, desses 14 são para quadros gerais de saúde e dois para pacientes que necessitam de isolamento. No total, o hospital mantém 36 leitos de UTI pediátrica. Segundo o médico Uilton José Tavares, a unidade é referência no atendimento infantil.

"É a única UTI pediátrica do Amapá e funciona de forma universal, recebendo tanto pacientes do SUS quanto de planos privados. Aqui, ninguém é recusado. Se a criança precisa e há vaga, ela será atendida”, destacou Tavares.
A nova UTI pediátrica concentra os casos de maior complexidade, com pacientes que passaram por cirurgias neurológicas, renais, traumatológicas e cardiopatias, possibilitando desafogar outra unidade intensiva que já existia no hospital, que mantinha 20 leitos, agora ela opera com 10 leitos de forma mais confortável.

A UTI mais antiga continuará funcionando até outro espaço ser inaugurado, que contará com 15 leitos. A obra faz parte da reforma do HCA, e está prevista para ser entregue ainda este ano. Os serviços, iniciados em 2013, foram retomados e tiveram continuidade na gestão do governador Clécio Luís, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do Tesouro Estadual.

A diretora de Assistência do Hospital da Criança e do Adolescente, Ana Cláudia, destacou a importância da ampliação para a rede estadual de saúde.
“É um marco na história da saúde pública do nosso estado, garantindo mais qualidade e segurança no cuidado com nossas crianças”, afirmou Ana.
Com a nova organização, o HCA consolida-se como a principal estrutura de atendimento intensivo infantil do estado. A separação por perfis de complexidade torna o atendimento mais seguro, eficiente e direcionado às necessidades de cada paciente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!