Governador Clécio Luís apresenta ao embaixador da Suíça as potencialidades de parcerias econômicas e cientificas do Amapá
Pietro Lazzeri e sua comitiva foram recebidos, no Palácio do Setentrião, em Macapá, na visita oficial ao estado, nesta terça-feira, 15.

Ampliando as perspectivas de negócios e parcerias internacionais para o Amapá, o governador Clécio Luís recebeu nesta terça-feira, 15, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Palácio do Setentrião. O diplomata, que visita pela primeira vez o estado, veio para conhecer as potencialidades de investimentos, principalmente, nas áreas ambientais, de sustentabilidade, inovação e para cooperação científica.
"Tivemos a honra de receber em nosso gabinete, no Palácio do Setentrião, o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, e sua equipe que vieram participar de reuniões conosco, de prospecção para atuarmos em várias frentes, como a COP30, relações econômicas, inovação, sustentabilidade, tecnologia, ciência e o futuro da Amazônia e do Amapá. É um momento de mostrar os potenciais de crescimento, no estado mais protegido e preservado do Brasil", destacou o governador Clécio Luís.

Sobre a COP30 da Amazônia, que será em Belém, no Pará, em novembro, onde o Amapá terá uma presença marcante, o embaixador propôs agendas conjuntas e reuniões bilaterais, desta vez com investidores da Suíça, que estarão no evento, para ampliar a possibilidade de apresentação das áreas com potencial crescimento no estado, como pesquisa, bioeconomia, aliados a conservação e proteção ambiental, além de iniciativas que envolvam transição energética e desenvolvimento sustentável.
“Estou muito grato pela receptividade que estamos tendo aqui e principalmente pela oportunidade que estamos tendo, nesse contato inicial, de conhecer um pouco mais das potencialidades do Amapá. Falamos de economia, bioeconomia, inovação e pesquisa, sempre pensando no equilíbrio fundamental, entre os povos da floresta e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil.

Durante o encontro o governador Clécio Luís presenteou a comitiva internacional com produtos com o “Selo Amapá”. A presença do representante da Suíça, reforça o momento de protagonismo do estado, que também já recebeu embaixadores da Áustria, França, Irã, Itália e Ucrânia, como parte da estratégia da gestão de fortalecimento da política externa.
Participaram do encontro o secretário de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort; o secretário da Casa Civil, Lucas Abraão, a secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça; o secretário da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros; a reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Kátia Paulino e o co-fundador da startup Amaztrace, Marco Failache Filho. Na comitiva suíça estavam Emiliano Lazzeri, filho do embaixador; Vincent Neumann, chefe de programas estratégico da Swissnex no Brasil e Julianne de Souza, coordenadora de Projetos “Road to Belém”, encarregada da presença da Suíça na COP30.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!