‘Decisão política gerando resultados‘, destaca governador Clécio Luís sobre entrega histórica de equipamentos para Polícia Militar do AP
A PM do estado recebeu 68 novas viaturas, motocicletas, ônibus e embarcação, além de armas e munições neste sexta-feira, 11.

Em um momento histórico para a segurança pública do Amapá, o governador Clécio Luís celebrou a entrega de novas viaturas e equipamentos para reforçar as atividades e ações da Polícia Militar no combate à criminalidade e às organizações criminosas em todo o estado. O evento, nesta sexta-feira, 11, na Fortaleza de São José de Macapá, reuniu autoridades políticas, militares e os soldados da terceira turma que estão na fase final do estágio operacional da corporação.
A força policial ostensiva do estado, que vem recebendo investimentos desde o início da gestão por decisão política estratégica, agora passa a contar com mais 68 viaturas, sendo seis blindadas, que oferecem maior proteção nas operações de alto risco garantindo a integridade dos militares; 17 motocicletas, para ações em áreas urbanas e de difícil acesso; duas ambulâncias de atendimento emergencial e um ônibus de 38 lugares, ampliando o transporte de efetivo para operações estratégicas. Além de uma lancha para vigilância e proteção dos rios e das comunidades ribeirinhas.


"Esta entrega histórica é resultado de decisões políticas estratégicas que foram definidas no programa de governo dessa gestão que prioriza a segurança pública. Nosso objetivo é combater o crime organizado e, consequentemente, a violência, e temos gerado resultados positivos. O mais recente, referente ao mês de junho, os dados do Ministério da Justiça, mostram que o Amapá foi o estado que mais reduziu os índices de criminalidade em todos os níveis, como do CVLI, crimes violentos letais intencionais. As entregas de viaturas, equipamentos, munições, entre outros itens, representam um investimento significativo. No entanto, o investimento mais importante é no capital humano que opera a segurança todos os dias. Por isso, foram realizados chamamentos e investimentos em formação policial, que é fundamental para uma abordagem adequada e para a defesa do cidadão amapaense", destacou o governador Clécio Luís.
A corporação também recebeu novos armamentos como fuzis e 40 espingardas calibre 12 e 215 mil munições, além de 11 modernos drones de última geração para monitoramento. A entrega simboliza o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da defesa do cidadão amapaense, investindo em tecnologia, infraestrutura e valorização das forças de segurança. Um investimento direto de mais de R$ 13 milhões do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública.


"O que estamos colhendo agora é fruto da importância da maturidade institucional e do aprendizado contínuo. Não há gestão eficaz sem a devida política, sem a vontade de concretizar as ações, como observamos na atual gestão do Governo do Estado. Graças ao direcionamento da segurança pública, o resultado alcançado está sendo expressivo no combate ao crime, e agora estaremos mais bem aparelhados com essa nova entrega. Aproveito para agradecer a vontade política do senhor governador em direcionar seus esforços, pois sabemos que, sem o apoio político, não teríamos os investimentos necessários. É fundamental reconhecer o direcionamento que tem gerado efeitos positivos na comunidade e, particularmente, na Polícia Militar", reforçou o comandante geral da PM, coronel Costa Júnior.
Presente também no momento histórico, o senador Randolfe Rodrigues enalteceu a importância da Polícia Militar do Amapá e o seu papel na defesa social, ressaltando a luta contra o crime organizado e a valorização que os policiais militares vêm conquistando no estado.


"A PM do Amapá tem se destacado no combate à criminalidade no estado, apresentando resultados significativos na redução da violência. Sua atuação é fundamental para prevenir crimes, enquanto outras instituições, como a Polícia Civil e a Polícia Federal, se concentram na investigação após as ocorrências. Sua missão principal é garantir a segurança pública, um direito essencial dos cidadãos, que inclui a liberdade de ir e vir. O Amapá enfrenta o desafio das facções criminosas, que operam de maneira estruturada e para enfrentar essa realidade, é necessário que as forças de segurança estejam bem equipadas e valorizadas e o Governo do Amapá tem priorizado a segurança pública, investido também em inteligência e armamento para os policiais", pontuou o senador Randolfe Rodrigues.
Segurança pública é prioridade
O Governo do Amapá segue investindo fortemente na força policial, em dois ano e meio de gestão já foram entregues mais de 100 viaturas novas e motos, também foram adquiridas 2,1 mil pistolas Glock, fuzis israelenses, munições e tecnologias de inteligência.

Desde 2023, o governador Clécio Luís realizou os maiores chamamentos de soldados combatentes da história da Polícia Militar, com mais de 1.650 aprovados convocados, sendo a terceira turma com 292 soldados, já atuando nos estágios operacionais da Polícia Militar.
Além disso, foram feitas promoções, reestruturação da carreira e anunciado, após 15 anos, um novo concurso público para formação de oficiais com 240 vagas. A seleção será organizada pela Fundação Carlos Chagas e ocorrerá em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!