Projeto ProtEJA usa cultura para combater evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, em Santana
Criado por educadores, projeto alia arte, saúde e formação profissional para reduzir a evasão e resgatar a autoestima de jovens e adultos.

Numa noite marcada por quadrilhas juninas, teatro e música regional, a Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silveira, em Santana, realizou o encerramento do 1º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), celebrando mais uma edição do ProtEJA - Projeto Talentos na EJA. O evento reuniu educadores e estudantes em uma demonstração viva de que a cultura também é uma poderosa ferramenta de permanência escolar.
Criado em 2018, o ProtEJA nasceu com uma missão urgente de diminuir a evasão na EJA. À época, a escola enfrentava índices alarmantes, com mais de 60% de abandono ao final do semestre. Mas foi a criatividade dos educadores que virou o jogo.


O pedagogo Silvio Souza, um dos idealizadores do projeto, lembra como tudo começou.
“Naquele tempo, criamos o ‘15 minutos de cultura’. Durante o intervalo, os alunos assistiam a apresentações artísticas enquanto merendavam. Eles também eram convidados a se expressar, cantar, declamar, tocar violão. Era um momento de respiro que fez diferença”, relembrou Silvio.
O que era um simples experimento cultural se tornou uma iniciativa com identidade própria. Em 2022, com a chegada do professor e artista Silvio Guedes, o projeto foi reformulado e ganhou o nome atual: ProtEJA - Projetos e Talentos na EJA.
Desde então, o evento acontece duas vezes por ano e, pela primeira vez em 2024, promoveu um intercâmbio escolar com outras unidades de ensino, a E.E. Francisco Walcy e a E.E. Ribamar Pestana, criando laços entre diferentes comunidades escolares.

“É muito gratificante ver nossos alunos se sentirem empoderados. São pessoas que trabalham pesado durante o dia e ainda têm disposição para estudar à noite. Eles merecem esse espaço para brilhar, para entenderem que são capazes”, disse o pedagogo.
Outubro Rosa e parcerias com Ifap
O ProtEJA também abriga outras iniciativas transformadoras. Na campanha nacional Outubro Rosa, a escola recebe atendimentos médicos, com clínico geral e ginecologista, promovendo ações de saúde dentro do ambiente escolar.
Além disso, desde 2022, uma parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferece cursos técnicos para os alunos da EJA, com bolsas de incentivo e foco em áreas carentes do mercado de trabalho local.

Intercâmbio cultural e a expansão do ProtEJA
O sucesso do evento, ocorrido no mês de junho, e a receptividade das escolas visitantes impulsionaram uma nova fase, a expansão do projeto para outras unidades de ensino.

“Estamos apoiando a implementação do ProtEJA em outras três escolas. A ideia é que cada uma desenvolva sua própria versão, culminando em um grande festival cultural no fim do ano, no Teatro Municipal de Santana”, afirmou o professor e artista Silvio Guedes, profissional que fez a parte artística do projeto crescer.
Com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Amapá, que já financiou a edição atual e sinalizou parceria para os próximos eventos, o projeto caminha para se tornar uma referência estadual em ações integradas entre cultura e educação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!